Dor no pescoço e nas costas são sintomas frequentes. Para muitos, é queixa comum logo ao acordar, fato que gera dúvidas sobre travesseiro ou colchão. Nesse texto, apresentaremos como a literatura médica atual pode auxiliar na escolha do travesseiro e, dessa forma, minimizar dores nas costas.
Travesseiros têm por objetivo manter a coluna em posição neutra, alinhando o pescoço com o resto do tronco. Também podem ser usados em outras regiões do corpo, como na lombar ou entre as pernas. Entretanto, algumas pessoas preferem dormir sem travesseiro, fato que não é considerado um problema, em especial, na posição de barriga para baixo.
A regra básica para travesseiro é que ele deva manter o pescoço reto (paralelo à cama), em vez de dobrado para baixo ou para cima.
Maus hábitos durante o dia podem ocasionar dor no pescoço (coluna cervical) ou dor nas costas (coluna dorsal) à noite. Postura viciosa durante o trabalho é uma delas, como hábito de olhar para baixo constantemente no computador ou celular.
Além disso, dormir em posições de flexão anterior (queixo próximo ao tórax) ou inclinação lateral do pescoço podem piorar o problema, uma vez que mantém a musculatura demasiadamente esticada.
Além da musculatura, dor na coluna pela manhã pode ser sintoma de desgaste articular ou espondilose (artrose na coluna vertebral). Tipicamente, dor de espondilose melhora ao longo dia e volta a piorar à noite.
Travesseiros podem ser feitos a partir de diferentes materiais, como poliéster, látex ou plumas sintéticas. Existe ainda, variações em relação à densidade, às dimensões e à temperatura (absorção de calor durante a noite) do travesseiro. Essa combinação de fatores é importante na sua escolha. Por outro lado, o preço do produto não tem relação direta com a sensação de dormir bem ou ter boa noite de sono.
É importante ressaltar que não há “o melhor travesseiro” e sim, melhores maneiras de usar o travesseiro.
Isso depende da posição. Quando na posição de lado ou de barriga para cima, travesseiros ajudam a alinhar o pescoço com o resto da coluna. Entretanto, algumas pessoas estão acostumadas a dormir sem travesseiro, fato que não é considerado problema
A escolha do travesseiro deve levar em conta, além do material, o tamanho, a densidade e a temperatura do material. Não há “travesseiro ideal” para todas as pessoas. Alguns estudos, entretanto, apontam vantagem do uso de travesseiros de látex para pessoas com artrose cervical e dor crônica.
O tamanho do travesseiro depende do tipo corpóreo de cada um (longilíneos ou brevilíneos), além da posição de dormir. Na posição de lado podem ser usados travesseiros mais grossos do que nas posições de barriga para cima ou para baixo.
Depende da posição e do hábito de cada indivíduo. Na posição de lado, por exemplo, pode-se usar um travesseiro embaixo da cabeça, um entre as pernas, além de terceiro para apoiar o braço (abraçando-o).
Sim. Essa é opção pessoal de algumas pessoas, mais comumente, aqueles que preferem dormir de barriga para baixo.
Dentre as condições que podem afetar a coluna vertebral, destaca-se a hiperlordose. É importante ressaltar…
Espondiloartrose significa desgaste da coluna. Trata-se de termo amplo e abrangente para diversos tipos de…
Osteopenia é termo médico utilizado para casos de redução da massa óssea, fato que torna…
O teste de Lasègue é a manobra mais utilizada por especialistas em coluna vertebral para…
Observadas pela primeira vez pelo médico norte-americano Michael Modic, nos anos 80, as lesões de…
A coluna vertebral vista de lado possui curvaturas naturais. Dentre elas, a lordose cervical possui…
View Comments
Obrigada, Dr. Interessante. Meu caso é que tenho artrose na coluna lombar e acho q na cervical e dorsal tb. mas nao pude fazer a ressonância da cervical pq tenho aparelho ortodôntico e tatuagem colorida e área sensível.
Bom, sempre tenho essa dúvida do travesseiro pq desconfio q foi ele a casua ou o desencadeante principal de meu problemas na cervical (rígida e com pontos de dor, fisgadas)
Ainda sofro para achar o travesseiro pq eu durmo tanto de barriga para cima quanto de lado.
Nao sei qual travesseiro usar pois ja ocorreu de usar um de látex, dormindo de barriga para cima e acordei com um travamento forte na cervical em q fiquei mais de uma semana com dor e área sensível (torciolo).
O q uso hj me causa dor na cervical se uso tanto de lado qnto de barriga pra cima.
Nao sei o q fazer. Como ja passei muita dor , nao dá pra ficr "testando". Vai q acordo toda doída, travada e sem poder me.mexer!
Faço coisas domésticas, pq nao posso pagar empregada e tenho certeza q serviço doméstico q me lesou.
Qual a validade de um travesseiro?
Olá Maria, entendo que o travesseiro tenha parcela parcial apenas nos sintomas cervicais. Procure observar suas atitudes durante o dia (postura, uso de computador, celulares, alongamentos, esportes e etc).
Olá! Eu acho que tenho cifose, a famosa "corcundinha", e como eu ganhei peso, acumulou gordura abaixo da nuca! Tem doído pra ficar na postura correta e eu tenho evitado dormir com travesseiro. Geralmente pego no sono dormindo de lado e acordo de barriga pra cima. Tem algum problema em não usar travesseiro? Passo bastante tempo deitada, mas procuro me exercitar em casa pelo menos 3 vezes por semana e faço caminhadas nos outros dias, misturo exercícios que eu aprendi na musculação, alguns de yoga e Pilates, que eu encontrei na internet. Mas as dores na cervical continuam... Acordo super bem, mas é só ficar em postura reta e bastante tempo em pé, as dores começam.
Dani, não há nenhum problema não usar travesseiro.
Dr.qual melhor tipo de colchão para quem tem problema nas vértebras? Minha mãe sente muitas dores na coluna por causa das vértebras que estão encostando uma nas outras..esta com desgaste..
Silvana, colchão é muito pessoal. De modo geral, pessoas com dores nas costas preferem colchões mais firmes, densidade 28 ou 33.
meu nome é Marilza Barbdsa, 58 anos, 30 desses foi trabalhando de diarista. antes de me tornar Agente comunitário Saúde [13 anos].
Trato esse mal desse 2015, sendo que por 8 deles foi com ortopedista.
1 vez por mês tomo uma injetável [BETE TRINTA] cuja, os médicos já a proibiram, mas não encontram nada melhor pra substituir com a mesma eficiência. uso vários comprimidos pra dor, mas são todos paliativos.
Sinto muitas dores na cervical e a mesma irradia pelo corpo todo, com inchaço, raciocínio lento, sem forças nas mãos,[derrubo tudo que pego, não torço os panos...], dor de cabeça? todos os dias. pescoço inchado? estou ficando até corcunda! só durmo a base de sonífero. por 2 vezes passei em reumatologia, uma apenas pediu exames, estava com pressa então conversaríamos quando eu o resultado, porém, quando voltei ,uma semana depois, ela não trabalhava mais na clinica. a outra me atendeu em mês de junho e pediu pra fazer exames e pra eu por meu nome na lista de espera. Cá estou eu, aguardando. que DEUS se apiede de nossa condição e envie um Anjo especial pra mover as águas pra nós, ao menos pra maioria que não pode médicos particulares, nem comprar remédios, nem fazer academia ou fisioterapia. a menos que estejamos próximos das campanhas eleitorais, ai tem de aproveitar tudo, porque acaba logo e o próximo demoro um punhado! Peço desculpas pelo texto muito grande, é a primeira vez que tento e me empolguei mmuuiiitttooo! agora vou tomar meu zolpiden dormir um pouco. que o santo anjo do Senhor nos guarde ,nos proteja,.e nos ilumine. .Amém!