Hérnia de disco é problema comum. O disco intervertebral é cartilagem da coluna que pode desgastar e deslocar. O deslocamento da cartilagem é chamado hérnia de disco. O tratamento da hérnia de disco deve ser conservador (sem cirurgia) em 90% dos casos. Isso significa que 9 entre 10 pessoas com hérnia de disco não precisarão ser operadas e terão melhora completa dos sintomas.
Entretanto, 1 em cada 10 indivíduos com hérnia de disco poderá ter complicações como: perda de força no braço ou na perna, dor que não melhora com remédios ou perda do controle urinário e da capacidade de andar. Nesses casos, cirurgia é mais efetivo que qualquer tipo de tratamento conservador (não cirúrgico). É possível ter boa qualidade de vida após crise de hérnia de disco e realizar atividades habituais de trabalho e de lazer.
Hérnia de disco é condição que pode provocar sintomas variados. Algumas pessoas não terão queixas, outros terão dor na coluna (dor nas costas). Além disso, hérnia de disco pode causar compressão de nervos e dor irradiada para o braço ou para a perna.
O disco degenerado pode provocar dor na região lombar devido a processo inflamatório local. Além disso, o disco envelhecido se torna mais frágil e pode se romper e deslocar. O fragmento de cartilagem deslocado se chama hérnia de disco. Em certos casos, a hérnia de disco pode provocar compressão de nervo, ocasionando dor irradiada para braços ou pernas. Alguns fatores de risco para envelhecimento precoce do disco são: predisposição genética, tabagismo, excesso de peso e atividades laborais com esforços repetitivos.
O tratamento da hérnia de disco deve ser conservador (sem cirurgia) em 90% dos casos. Isso significa que 9 entre 10 pessoas com hérnia de disco não precisarão ser operadas e terão melhora completa dos sintomas.
Caso você apresente algum dos sintomas abaixo, deverá ser visto com urgência por médico especialista em coluna, que irá avaliar necessidade de cirurgia:
O melhor exame de imagem para hérnia de disco é ressonância magnética. Radiografias (raios x) não são capazes de mostrar o disco herniado. Radiografias auxiliam na avaliação do alinhamento da coluna, de espondilolistese (escorregamento vertebral) e de outras lesões da coluna.
Na crise aguda, diversas medicações podem ser utilizadas para controle da dor, como analgésicos simples, antiinflamatórios não hormonais, antiinflamatórios hormonais (corticóides), relaxantes musculares, analgésicos opióides e anti-convulsivantes. Alguns remédios são controlados ou vendidos apenas sob orientação médica.
Na maioria das vezes, sintomas agudos relacionados a hérnia de disco irão desaparecer completamente com tratamento não cirúrgico. Existem diversas opções para tratamento conservador de hérnia de disco durante a fase aguda, como:
Diversas medicações podem ser usadas nas crises de hérnia de disco, como analgésicos, antiinflamatórios não hormonais e hormonais (corticoides), relaxantes musculares e anticonvulsivantes.
A literatura não aponta o melhor anti-inflamatório para crise de hérnia de disco. Porém, antiinflamatórios hormonais (corticoides) são frequentemente usados por cirurgiões de coluna. Sua administração pode ser oral, endovenoso, intramuscular ou epidural (injeções na coluna).
A resposta depende dos sintomas apresentados. Durante a fase dolorosa (ou seja, durante a crise) exercícios não são recomendados. Porém, após a mesma, deve-se iniciar programa de reabilitação física gradual. Ao final dessa etapa, a maioria das pessoas não terá restrições a esportes ou atividades de lazer.
O desgaste da coluna cervical pode provocar dor na parte de trás da cabeça (nuca). Porém, dores de cabeça em outras regiões (parte lateral e frontal) devem ser investigadas por médico especialista (neurologista).
Caso você tenha hérnia de disco, as chances de melhorar sem cirurgia é de 90%. O texto acima ilustra diferentes possibilidades de tratamento para melhora dos sintomas sem cirurgia.
Cirurgias para hérnia de disco são recomendadas na presença de alguns sintomas neurológicos, como fraqueza no braço ou na perna ou perda de controle da bexiga (retenção ou perda de urina). Além disso, certos pacientes apresentarão persistência da dor no nervo mesmo após realizado tratamento conservador. Nessas situações, cirurgia para remoção da hérnia é mais eficaz que qualquer método conservador.
O tratamento da hérnia de disco extrusa, de modo geral, não difere da hérnia protrusa, sendo conservador em 90% dos casos. O texto acima descreve os principais métodos para essa finalidade.
Durante a fase aguda recomenda-se repouso, medicações (diversos tipos de medicações são usados em conjunto) e fisioterapia. Porém, é importante haver avaliação médica para determinar a presença de fatores de alerta neurológicos, que podem mudar a indicação do tipo de tratamento.
Dentre as condições que podem afetar a coluna vertebral, destaca-se a hiperlordose. É importante ressaltar…
Espondiloartrose significa desgaste da coluna. Trata-se de termo amplo e abrangente para diversos tipos de…
Osteopenia é termo médico utilizado para casos de redução da massa óssea, fato que torna…
O teste de Lasègue é a manobra mais utilizada por especialistas em coluna vertebral para…
Observadas pela primeira vez pelo médico norte-americano Michael Modic, nos anos 80, as lesões de…
A coluna vertebral vista de lado possui curvaturas naturais. Dentre elas, a lordose cervical possui…
View Comments
Tenho hérnia de disco em L4-L5 e protusão discal em L5-S1 e meu médico solicita que eu faça musculação com mais carga (bastante carga) e menos repetições, isso está correto? Sinto dor, porém a indicação continua a mesma. Faço inclusive agachamentos, legpress etc.
OLá Michelle, se as hérnias não causam sintomas eu também costumo liberar esportes em geral.
Boa noite. Estou com 3 Ernia de disco na lombar e 1 na. Lombar.
Qual o melhor remédio para tomar sem causar danos para a saúde. Adoro correr e pedalar. Não vou pode fazer o que mais gosto de fazer.
OLá Valdemar, exercícios são muito bem vindos para quem tem hérnia de disco.
tenho hernia de disco lombar tomo varios remedios injecao fizioterapia e nada !!!!!!
minha mae tem 79 anos e agora deu hernia de disco atacou uma dor muito forte esta sem caminha um mes o medico disse que tem que fazer cirugia e o certo ou nao
Cleidiane, difícil opinar assim sem entender melhor. Não é apenas o tempo de sintomas que interessa, mas a intensidade da dor e a presença de fraqueza motora.
Bom dia doutor tenho hérnia de disco L4 e L5s1 tomo remedios faço fisioterapia e não tive melhora e tenho fraqueza nas pernas isso é cirurgico
Difícil afirmar, precisa entender melhor o caso.
Bom dia Dr! Na C5-C6 há volumosa extrusão discal (hérnia) lateral esquerda, determinando impressão sobre a medula nervosa cervical e obliterando o forame de conjugação, com migração caudal até o nível de C6-C7.
Sinais de fissura do anel fibroso posteiror em C4-C5.
Leve redução dos espaços intervertebrais de C4 à C6.
Sofri um forte impacto, será essa a causa dessas hérnias? E consigo depois de um tratamento retornar a surfar e fazer academia?
Caro Alexandre, não consigo opinar sobre a causa da sua hérnia. Sobre pós peratório, afirmo ser possível praticar esportes, inclusive de impacto como lutas.
Minha hérnia de disco na L4,L5 estourou, tenho muita dor, não consigo ficar sentada e nem em pé, só consigo ficar deitada. Vou fazer cirurgia, gostaria de saber como é feito a cirurgia e volto a trabalhar normalmente?
Olá LIsisane, a cirurgia convite em apenas retirar pequeno fragmento de hérnia por microscópio ou camera de video.É simples, pouco invista e eficaz.
Doutor tenho uma Hérnia de disco L4-L5 e fiz uma infiltração na coluna nessa sexta 29/04!
Hoje dia 01 de maio voltou a dor que estava sentindo nas pernas devido a Hérnia .
Isso é normal ? Posso tomar outros anti inflamatório pra minimizar a dor ? Ou espero a infiltração fazer efeito e fico sentindo dores ?
Obrigada pela compreensão e paciência em nos responder
BRuna, a infiltração pre demorar até 15 dias para "pegar"Após isso acho pouco provável que funcione.
Dr. Alberto, boa tarde!
Estou com uma hérnia de disco na lombar, fiz a ressonância e a mesma mostra que a hérnia está comprimindo a medula.
Isso é caso cirúrgico?
Caro Leonan, depende dos sintomas. Compressão do saco dural isolada, sem sintomas neurológicos não indica operação.
Boa tarde dr.
Minha mãe já teve duas crises de hérnia de disco na L2 que irradiava para a coxa esquerda, depois de um tempo essa dor apareceu no lado direito, na parte de cima da coxa. Está dor pode ser da hérnia de disco que ela tem na L2?