Durante a investigação clínica de sintomas de inflamação ou compressão do nervo ciático, o médico especialista em coluna realiza manobras ou testes para identificar possíveis causas do problema. Dentre esses, destaca-se o Sinal de Lasègue ou teste da elevação do membro, considerados por muitos, a principal ferramenta para diagnosticar compressão no nervo ciático.
Ciatalgia é o termo médico para dor no trajeto do nervo ciático. O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, sendo originado na parte inferior da coluna lombar. A união das raízes nervoas de L4, L5 e S1 dá origem ao nervo, que passa pela região glútea e desce pela parte de trás da coxa.
Próximo da altura do joelho, o nervo se divide em nervo tibial e fibular, que desce até o pé. Qualquer tipo de inflamação, irritação ou compressão desses nervos pode causar dor, formigamento, cãibras e perda de força. A localização exata dos sintomas depende do local de injúria ao nervo. Frequentemente, problemas na coluna causam, dor na região lombar baixa, região glútea, posterior da coxa, perna e pé, podendo ser uni ou bilateral.
Saiba mais: nervo ciático, quem é ele?
Dor ciática pode acontecer principalmente por problemas na coluna como hérnia de disco e estenose do canal lombar. Espondilolistese é outra causa comum de compressão nervosa na coluna. Nessas situações, ocorre compressão mecânica do nervo, seguida de dor irradiada pelo trajeto do mesmo.
Além disso, inflamação no músculo piriforme, localizado na parte de trás do quadril também pode gerar dor na parte de trás do quadril e coxa embora com menor frequencia que problemas na coluna. Por outro lado, problemas na medula espinhal não cursam com positividade do teste de Lasègue, mas sim outras manobras clênicas características.
Veja também:
Ernest-Charles Lasègue foi renomado médico Francês que viveu entre Setembro de 1816 a Março de 1883. Charles-Lasègue publicou centenas de artigos científicos nos campos da psiquiatria e da neurologia.
O sinal de Lasegue foi descirto por seu aluno Forst que, entretanto, homenageou seu professor com o nome do teste. Mais tarde, essa manobra se tornaria padrão para diagnóstico de ciatalgia.
Esse é o teste mais utilizado por especialistas em coluna vertebral.
Originalmente, o Teste de Lasègue foi realizado com o indivíduo deitado de barriga para cima e foi descrito iniciando-se com os quadris e os joelhos fletidos, posição que relaxa do nervo ciático e não deve produzir dor. O segundo movimento é a extensão do joelho, que promove estiramento do nervo ciático, fato que provica ciatalgia.
Entretanto, o teste se tornou popular por meio da elevação das pernas estendidas, uma de cada vez, fato que também provoca estiramento das raízes nervosas. O teste é considerado positivo entre 30 e 70 graus, apesar de que compressões mais severas podem positivar o teste e angulações menores.
“Teste de Lasègue diz respeito à manobra clínica. O Sinal de Lasègue é a presença de sintomas de irritação nervosa durante o teste”
Após a consulta médica, composta por entrevista e exame clínico, o médico especialista em coluna solicita exames de imagem, para concluir o raciocínio clínico e, dessa forma, emitir seu diagnóstico sobre o problema. Os exames mais comumente utilizados são radiografias, ressonância magnética e tomografia computadorizada.
O Sinal de Lasègue é presente durante a fase de compressão e inflamação de raízes nervosas. Após melhora clínica, seja com medicações, fisioterapia ou cirurgia, ocorre o desaparecimento desse Sinal. Por essa razão, ele é importante está presente no exame físico de médicos especialistas em coluna. Por outro lado, encurtamento muscular residual após crise de ciatalgia pode ser fator de confusão, devendo ser criteriosamente avaliado durante o exame físio.
Em caso de compressão maciça das raízes nervosas lombares, pode haver dor no membro inferior ao se levantar o membro contralateral. Exemplo disso é dor na perna esquerda ao se levantar tanto a perna esquerda, quanto a perda direita alternadamente.
Dentre as condições que podem afetar a coluna vertebral, destaca-se a hiperlordose. É importante ressaltar…
Espondiloartrose significa desgaste da coluna. Trata-se de termo amplo e abrangente para diversos tipos de…
Osteopenia é termo médico utilizado para casos de redução da massa óssea, fato que torna…
Observadas pela primeira vez pelo médico norte-americano Michael Modic, nos anos 80, as lesões de…
A coluna vertebral vista de lado possui curvaturas naturais. Dentre elas, a lordose cervical possui…
Estenose cervical é o estreitamento do canal por onde passam nervos no interior da coluna…
View Comments
Ótimas informações, muito úteis, obrigado !!!
Muito obrigado!