Conheça as principais cirurgias e técnicas cirúrgicas mais comuns da coluna cervical.
Trata-se de técnica consagrada para tratamento de hérnia cervicais com compressão medular ou radicular. É realizada por via de acesso cervical anterior (pescoço), sendo feita remoção do disco intervertebral que faz compressão nos nervos. O espaço criado é preenchido por cage (espaçador) e enxerto ósseo, podendo-se adicionar placa e parafusos.
Possui indicações clínicas semelhantes às da ACDF, porém contraindicada na presença de artrose avançada. A prótese de disco cervical possui mobilidade (ao contrário da ACDF que é estática). Diversos estudos clínicos, entretanto, demonstraram equivalência nos resultados cirúrgicos entre ACDF e prótese de disco cervical, sendo ambas consideradas eficazes no tratamento de afecções degenerativas cervicais.
Indicada nos casos de compressão de raiz nervosa cervical na região do forame de conjugação (região anatômica de saída do nervo na coluna). É realizada por via posterior e pode ser auxiliada por magnificação de imagens (microscópio ou vídeo endoscópio). O passo principal é a desobstrução do nervo comprimido. Não há necessidade de colocação de implantes metálicos.
Técnica utilizada quando se faz necessário a remoção de um ou mais corpos vertebrais. Exemplos são compressões medulares extensas associadas a deformidades cifóticas, trauma e tumor. Na corpectomia cervical, há substituição vertebral por cage (espaçador) metálico específico para essa finalidade, geralmente preenchido com enxerto ósseo. O sistema é estabilizado com placas e parafusos.
Trata-se de procedimento destinado a descompressão do canal vertebral cervical estreito. As técnicas de laminoplastia foram desenvolvidas e aprimoradas por médicos orientais, uma vez que a incidência de estreitamento do canal cervical é mais alta naquela população. A laminoplastia é realizada por via posterior e tem como vantagem não ser necessário artrodese (fusão) da coluna. Realiza-se abertura parcial da lâmina, fato que promove restauração do calibre do canal vertebral e descompressão da medula espinal.
Em algumas situações, além da descompressão medular cervical, se faz necessário estabilização mecânica por meio de artrodese. Para essa finalidade podem ser utilizados parafusos ósseos, implantados nas massas laterais (pequenas estruturas ósseas). Os parafusos são conectados por hastes longitudinais metálicas, sendo adicionado enxerto ósseo, responsável por facilitar a criação de ponte óssea entre as vértebras operadas.
Dentre as condições que podem afetar a coluna vertebral, destaca-se a hiperlordose. É importante ressaltar…
Espondiloartrose significa desgaste da coluna. Trata-se de termo amplo e abrangente para diversos tipos de…
Osteopenia é termo médico utilizado para casos de redução da massa óssea, fato que torna…
O teste de Lasègue é a manobra mais utilizada por especialistas em coluna vertebral para…
Observadas pela primeira vez pelo médico norte-americano Michael Modic, nos anos 80, as lesões de…
A coluna vertebral vista de lado possui curvaturas naturais. Dentre elas, a lordose cervical possui…
View Comments
DEUS ABENÇOE
Obrigado, igualmente.
Bom dia.
Fiz uma RMN de Cervical que evidenciou no laudo "Complexo disco-osteofitario posterior difuso de C3 a C7", e, entre C5 C6 "efeito compreensivo sobre a face anterior do SEGMENTO MEDULAR subjacente, uncoartrose bilateral com potencial compreensivo sobre raizes bilaterais" No RX ja deu "Discreta redução de espaço C5-C6 com pequenos osteófitos"....
Estou super preocupado pois moro no interior e só tive opinião de um Neuropsicologia (não cirurgião), só teria outras opiniões em SP ou BH. Dito isto , devo me preocupar ? Ir para um HPS grande com urgência?
Meu convênio é da PM daqui e Bradesco Saúde Nacional.
Obrigado desde já.
Caro Thiago, tudo depende dos sintomas. O exame em si não determina gravidade.
Quanto custa erna de sico
Olá Ângela, infelizmente o conselho de Medicina (CRM) não autoriza informar valores sem consulta médica.
Boa noite, gostaria de saber se o Dr. atende pelo convênio Bradesco Saúde Nacional Top
Infelizmente não atendemos. Para maiores informações por favor escreva para 11 94272 1233.
Boa tarde gostaria de falar sobre meu caso, por estou com hérnia no pescoço e na qual me bloqueia a o pescoço e me apanha o braço a fico sem força com dormência. Os médicos não querem querem me operar. não posso trabalhar vivo com constantes crises muito dolorosas tenho 52 anos de será que pode me dar sua opinião? Obrigado
Boa tarde Célia, sugiro agendar consulta por telemedicina, para que possa entender melhor o seu caso.
http://www.calendly.com/albertocoluna
Acredito que a fisioterapia possa te ajudar.
Olá boa noite, fiz uma cirurgia com a Técnica corpectomia na vértebra c6 e c7, a mais de um ano e deu tudo certo graça a Deus, só que gostaria de uma opinião, se eu poderia voltar a praticar esporte de bike onde posso envolver em possíveis acidente.
Obrigado
Olá, qual seria a cirurgia indicada para pessoas que não tem mais o líquido entre as espinhas da coluna serviçal? Exite alguma cirurgia que faça essas duas espinhas não ficarem se esfregando uma na outra causando tanta dor já que não tem mais líquido entre elas ?
Existe cirurgia para fusão de vértebras, mas é necessário entender melhor o caso.
Vou fazer uma cirurgia na cervical c4, queria saber qual o tempo a pessoa acordar após a anestesia?
Raimundo, em geral se acorda logo após o término da cirurgia.
Dr vou fazer uma cirurgia na cervical c1 e c2, estou preocupado por que me disseram que essa cirurgia, fazem um corte na parte de trás da cabeça até as costas e verdade? Aonde é o corte?
Neto, para cirurgia C1C2 o corte é na nuca.
Minha filha nasceu com artrogripose múltipla ,e o pescoço dela é curto demais a vértebra são muito juntas, gostaria de saber se tem cirurgia para isso?
Olá Bárbara, esses casos merecem exame físico detalhado e de imagens para definição se há indcação de cirurgia ou não.