Conhecer melhor o processo da sua cirurgia e recuperação fará com que você se sinta mais confiante para realizar sua operação. Este é o objetivo do manual que lhe apresentamos a seguir.
Esta seção fornecerá informações úteis sobre como se preparar para sua cirurgia da coluna, desde os exames pré-operatórios à reabilitação fisioterápica.
Lembre-se, entretanto, de que as informações aqui disponíveis não substituem a relação médico-paciente e podem variar de acordo com cada caso.
Todas as informações aqui contidas fazem parte, exclusivamente, das orientações cirúrgicas da equipe do Dr. Alberto Gotfryd
Preparando-se para a cirurgia
Antes de qualquer cirurgia eletiva, você deverá realizar exames pré-operatórios. Você receberá a relação de exames necessários. Após isto, você será encaminhado para uma avaliação cardiológica de rotina (também chamada de avaliação de risco cirúrgico). O prazo entre a data de realização dos exames pré-operatórios e a data de realização da cirurgia não deve ultrapassar noventa dias.
Nos 3 dias que antecedem a cirurgia, você deverá realizar preparo para descolonização da pele, utilizando shampoo de clorexidina degermante no banho, duas vezes por dia. A solução pode ser fornecida pelo hospital ou comprada em casas de matérias cirúrgicos. Espalhe o shampoo do pescoço para baixo com auxílio de esponja macia. Não esqueça de esfregar costas (peça ajuda para isso), dobras, mãos e pés.
Durante a internação todos os pacientes que serão submetidos a cirurgia da coluna deverão utilizar meias elásticas 7/8, para prevenção de trombose (coagulação do sangue dentro de veias) nas pernas. As meias são fornecidas pelo próprio hospital imediatamente antes da cirurgia. Além disso, será utilizado compressor pneumático nas suas pernas na 1ª noite após a operação. Ele funciona como uma bomba automática que infla e desinfla para auxiliar no fluxo sanguíneo. Se você for submetido a cirurgia na coluna cervical, será utilizado colar macio de espuma nos primeiros dias (fornecido no hospital). Para os que forem submetidos a cirurgia de escoliose ou doenças da coluna lombar, será recomendado o uso de uma cinta elástica abdominal fina e flexível.
Recomendamos comprar cinta elástica abdominal marca salvapé ou similar tamanho 3 painéis, que deverá ser levada no ato da internação. Você usará essa cinta por algumas semanas após a cirurgia.
Fumar poderá retardar a sua cicatrização na coluna. Além disto, o tabaco:
Organize seus pertences em uma única e pequena mala. Os seguintes itens devem ser trazidos para o hospital:
Deixe as jóias e outros pertences de valor em casa.
A internação hospitalar ocorrerá 3 horas antes do horário previsto para a operação. Ao chegar ao quarto, você receberá roupas apropriadas para vestir. A equipe de enfermagem aferirá dados vitais, colherá exames laboratorias (caso prescritos), iniciará a administração das medicações prescritas e fará limpeza da pele na região a ser operada. Você receberá a visita de um médico anestesista para uma consulta. Retire brincos, anéis, colares ou pierciengs.
As cirurgias de coluna geralmente são realizadas com anestesia geral. No centro cirúrgico, o preparo anestésico e o posicionamento na mesa de operações duram, em média, uma hora. Ao acordar, você ficará duas horas, ou mais, na sala de recuperação pós-anestésica, antes de ser levado para o quarto. Por isto, sua permanência no centro cirúrgico será consideravelmente maior do que o tempo de operação.
Dentre as condições que podem afetar a coluna vertebral, destaca-se a hiperlordose. É importante ressaltar…
Espondiloartrose significa desgaste da coluna. Trata-se de termo amplo e abrangente para diversos tipos de…
Osteopenia é termo médico utilizado para casos de redução da massa óssea, fato que torna…
O teste de Lasègue é a manobra mais utilizada por especialistas em coluna vertebral para…
Observadas pela primeira vez pelo médico norte-americano Michael Modic, nos anos 80, as lesões de…
A coluna vertebral vista de lado possui curvaturas naturais. Dentre elas, a lordose cervical possui…