Procedimentos cirúrgicos provocam ansiedade nos pacientes e nos seus familiares. Além disso, muitos são os questionamentos acerca da recuperação pós cirurgia da coluna, sendo frequentes perguntas como: terei dor no pós operatório? Poderei carregar peso? Como fazer os curativos nesse período? Quanto tempo ficarei afastado do trabalho?
Conhecer melhor o processo da sua cirurgia e recuperação fará com que você se sinta mais confiante para realizar sua operação. Essa seção fornecerá informações úteis sobre como se preparar para sua cirurgia da coluna, desde os exames pré-operatórios à reabilitação fisioterápica.
As informações aqui disponíveis não substituem a relação médico-paciente e podem variar de acordo com cada caso.
Após a cirurgia, você será levado para uma sala de recuperação, onde permanecerá por cerca de 2 horas. O anestesista e a equipe de enfermagem cuidarão de você quando acordar.
Você poderá acordar com uma máscara de oxigênio cobrindo seu nariz e boca. Além disto, pode ter a sensação de visão borrada, boca seca e calafrios. Caso tenha sido operado na coluna cervical, estará imobilizado com um colar.
Você poderá sentir algum desconforto, dor ou náusea, ao acordar. Nesse caso, a equipe de enfermagem cuidará para que fique o mais confortável possível.
A enfermeira checará a circulação, movimento e sensação em seus braços e pernas. Após estar bem acordado, você será levado para o quarto, onde ficará em companhia dos seus familiares.
Em mulheres, provavelmente, será colocada uma sonda vesical (para coleta da urina), que lhe oferecerá maior conforto na primeira noite após a cirurgia. Esta sonda, em geral, é retirada um dia após a operação.
Cirurgias de descompressão lombar não recebem drenos. Haverá pequeno curativo plástico nas costas apenas.
Alguns casos de cirurgia de artrodese recebem dreno de aspiração, importante para evitar que se formem coágulos em sua ferida operatória. Esse dreno é retirado de 1 a 2 dias após a cirurgia, antes da alta hospitalar.
Você receberá medicações endovenosas para dor. Você ficará deitado, podendo utilizar travesseiro baixo. Caso queira, poderá ser virado de lado. Nas cirurgias mais simples como microdiscectomia para hérnia de disco, discectomia endoscópica, artrodese cervical e infiltrações é autorizado caminhar logo após ter passado totalmente o efeito dos anestésicos, sempre sob supervisão da enfermagem.
Os médicos, enfermeiras e fisioterapeutas o auxiliarão a sair da cama, ajudando-o primeiro a sentar-se no leito e na poltrona. Posteriormente, você iniciará seus primeiros passos. Nunca tente se locomover sem o auxílio de um dos profissionais da equipe médica.
Você aprenderá alguns exercícios antes da alta para casa. É importante que os realize. Poderão ser necessárias algumas sessões de fisioterapia em casa, para melhora do equilíbrio e da marcha.
Planeje seu retorno para casa. Dependendo do tipo de cirurgia, você precisará da ajuda de um parente ou amigo por, pelo menos, uma semana após a operação. Caso você esteja utilizando algum tipo de imobilização, alguém deverá estar disponível para ajudá-lo a trocar de roupa e a colocar e retirar essa imobilização.
Com a evolução de técnicas menos invasivas, a musculatura da coluna é manipulada cada vez menos no ato cirúrgico. Isso significa menos dor após a cirurgia. No período pós operatório recente, as dores podem ser bem controladas com uso de analgésicos.
No momento da alta hospitalar, você receberá orientações sobre as medicações prescritas para dor. Além disto, as medidas abaixo poderão ajudá-lo a sentir-se melhor:
Infecções na ferida operatória são raras. Entretanto, toda vez que a pele é cortada, existe o risco de infecção. Os primeiros curativos, ainda no hospital, serão realizados pela equipe médica. Em casa, alguns cuidados deverão ser obedecidos para uma adequada cicatrização:
Cerca de uma semana após a cirurgia será agendado retorno ara curativo no consultório médico. Nessa ocasião, alguns pontos já poderão ser retirados.
Ao chegar em casa, assim que possível inicie dieta balanceada, que o ajudará a recuperar-se mais rapidamente. Além disto, é importante que beba líquidos frequentemente, evitando que se torne obstipado (ausência ou diminuição do trânsito intestinal normal). No período pós-operatório, são causas frequentes de obstipação:
Você pode prevenir a obstipação com as seguintes medidas:
O tempo de recuperação depende do tipo de cirurgia. Casos simples de descompressão lombar por hérnia de disco ou estenose de canal não requerem repouso, sendo autorizado retorno para o trabalho poucos dias após o procedimento. Cirurgias de artrodese cervical ou lombar também não exigem repouso, porém recomenda-se 10 a 14 para retorno à atividades. Já após cirurgias de correção de deformidades (escolioses) recomenda-se 30 dias de afastamento de atividades educacionais (crianças e adolescentes) ou do trabalho (adultos).
Não há regra ou restrições de posição para dormir após cirurgias de coluna. O paciente pode escolher a posição que lhe for mais confortável.
Recomenda-se, em média, afastamento de 10 a 14 dias após as cirurgia na coluna cervical. Nesse período é recomendado uso de colar cervical macio de espuma. Entretanto, trabalho em computador, tipo home office, pode ser iniciado no dia seguinte à operação, desde que seja respeitada ergonomia (postura adequada).
Evite manter relações sexuais nos primeiros 15 dias após cirurgias de coluna. Após isso, atividade sexual pode ser retomada gradativamente, durante os 45 dias subsequentes à operação. Esse é o tempo médio que leva a cicatrização da região operada.
Toda cirurgia tem riscos e na coluna vertebral não é diferente. Cirurgias mais simples possuem menos riscos do que casos complexos. Por exemplo, cirurgias de descompressão (microdiscectomia ou discectomia endoscópica) ou artrodeses curtas (1 ou 2 níveis) para tratamento de hérnia de disco ou estenose de canal cervical ou lombar em pacientes hígidos possuem baixo risco de complicações. Pode-se citar infecção (aproximadamente 1-3%), pseudoartrose (não união de artrodese) 5% ou piora neurológica (1%). Por outro lado, indivíduos com comorbidades, como osteoporose avançada, Diabetes Mellitus, cardiopatias ou Doença de Parkinson possuem maior risco de complicações clínicas, além de risco aumentado para necessidade de intervenções cirúrgicas subsequentes na coluna.
Sim. Porém, deve-se aguardar a consolidação da artrodese para retorno completo à atividades físicas e carregamento de peso. Esse período é variável, mas leve em média 6 meses para ocorrer e deve ser monitorado por exames de imagens.
Todas as informações aqui contidas fazem parte, exclusivamente, das orientações cirúrgicas da equipe do Dr. Alberto Gotfryd
Dentre as condições que podem afetar a coluna vertebral, destaca-se a hiperlordose. É importante ressaltar…
Espondiloartrose significa desgaste da coluna. Trata-se de termo amplo e abrangente para diversos tipos de…
Osteopenia é termo médico utilizado para casos de redução da massa óssea, fato que torna…
O teste de Lasègue é a manobra mais utilizada por especialistas em coluna vertebral para…
Observadas pela primeira vez pelo médico norte-americano Michael Modic, nos anos 80, as lesões de…
A coluna vertebral vista de lado possui curvaturas naturais. Dentre elas, a lordose cervical possui…
View Comments
Boa tarde
Assim como a artrodese lombar na artrodese cervical para Mielopatia tambem há retorno completo à atividades físicas e carregamento de peso ou pós cirurgia existente restrições de atividades?
Obrigado!
Depende do caso e do tipo de cirurgia, mas é possível retornar às atividades na maioria dos casos operados.
Sofri um acidente fiquei paraplégicos E tenho pino na coluna. Eu posso usar esteira massageadora para aliviar as dores nas Costa
sim
Doutor boa tarde,fiz uma cirurgia de artrodese cervical, tirei 3 hérnias, sou esteticista trabalho muito de cabeça baixa,quanto tempo posso voltar a trabalhar?
Veronica, recomendo conversar com seu médico, pois ele tem dados sobre sua coluna que são importantes para essa decisão.
Doutor bom dia ! Fiz cirurgia de artrodese lombar l5 s1 tem seis dias, sinto o músculo da lombar retrair muito e dói muito principalmente quando sento, ando pouco 15 minutos de manhã e 15 a noite fico sentado, porém sinto dores quando fico sentado é normal?
Aparentemente vc está tendo pós operatório normal. Seu médico deve ser informado das suas queixas. Abs
Dr fiz 2 cirurgia endoscopica, e continuo com dor.
O devo fazer?
Deve ser reavaliado por cirurgião de coluna e repetir exames.
O que acontece quando o paciente de 65 anos, não se movimenta (nao se esforça pra andar) pós cirúrgia de estenose? L3 L4 L5
Obs; ja tem 11 dias hoje.
Minha principal preocupação do imobilismo após cirurgia é trombose venosa profunda (entupimento dos vasos sanguíneos).
Doutor, o Brasil deveria ter um de você por toda parte! Você é muito didático e esclarecedor. Minha mãe, de 72 anos, está quase paralisada por causa de uma mielopatia na cervical (C2-C3), que começou e se agravou de outubro para cá. Só consegue andar com alguém segurando e tem, às vezes, dificuldade para fazer necessidades. As pernas dela dão "coices" quando está sentada em repouso (não é sempre; percebo que acontece quando a medula está sofrendo). Você acha que ela tem chances de se recuperar totalmente após a cirurgia de descompressão e voltar a andar normalmente? O neurocirurgião da equipe que vai operá-la deu esperanças. Dr. Gotfryd, que Deus abençoe você e esse seu talento magistral!
Muito obrigado pelo elogio. Os casos de mielopatia cervical progressivos devem mesmo ser operados o quanto antes. É esperado melhora, ao menos parcial, dos sintomas. Boa sorte.
Doutor, boa noite.
Fiz há 15 dias uma artrodese lombar l5s1. A incisão não fechou completamente, o processo de cicatrização parece lento. Se eu andar mais pela casa ou ficar muito tempo em pé, sinto um forte peso na região, com sensação de travamento. A perna direita não doi, porém ainda sinto o formigamento no pé e o músculo/nervo atrás do joelho repuxar. Isso tudo é normal?
Eu fazia atividade física diariamente, com peso, quando poderei voltar à minha rotina?
Olá Priscilla, você está numa fase muito recente pós cirúrgica. Seu médico poderá lhe ajudar nas questões.
Olá doutor tenho artrodese lombar T12 L4
faz um ano e seis meses, já faço academia 7 meses tenho dificuldade de aumentar a carga para alguns treinos de perna, posso continuar tentando ou preciso tomar cuidado?
Paulo, seu médico deveria lhe orientar. Eu costumo dizer para meus pacientes respeitarem a dor.
Vou fazer a cirurgia mês que vem da cervical c5c6
Gostaria de saber se tem problema de dormir em colchão magnético.
Bernardete, desconheço tais colchões para opinar.
Boa tarde Sr doutor, fiz uma operação hérnia discal lombar extrusão l5-S1 em 15-12-21 o procedimento foi foraminectomia S1 esquerda alargada e disectomia, antes da cirurgia meus sintomas era fraqueza e dormência de partes da perna esquerda da qual não conseguia meter em bicos dos pés e alguma dor ciática quando dobrava o tronco para a frente, agora um mês após cirurgia sinto ainda falta força na perna apesar já conseguir apoiar em bico do pés e sentir falta força no gémeo para aguentar algum tempo essa posição, e desconforto na zona da cintura e lombar a falta de força na perna e desconforto no dia a dia é normal?
Marco, pelo que vc relata a força está voltando. Isso realmente ocorre aos poucos após cirurgia de hérnia que cursam com fraqueza. Mas recomendo perguntar para seu médico.
Foi operada à coluna lombar, gostava de saber quanto tempo tenho que usar a cinta
Cada médico goste de usar (ou não) por certo tempo. Eu uso por 3 semanas apenas.
BOM DIA DR; ALBERTO. FUI OPERADO EM 4/11 ARTRODESE L3 A S1. ATÉ HOJE AINDA SINTO QUE NÃO ESTOU RECUPERADO.
ALÉM DAS DORES SINTO UM PESO ENORME DA CINTURA PARA BAIXO QUE PARECE QUE TEM UM PÊSO EM CIMA DE 500KG.
A RECUPERAÇÃO ESTÁ MUITO LENTA. DEVO ME PREOCUPAR?
AS DORES NA PERNA DIREITA SUMIRAM QUANDO CAMINHAVA. MAS AGORA TENHO DIFICULDADES DE ANDAR,
PARECE QUE PERDI AS FORÇAS. OBRIGADO
Dr, meu pai operou uma fratura na vértebra c5 e (artrodese com descompressão). Ele precisa ficar com colar cervical tipo philadelphia após a cirurgia? Se sim, por quanto tempo?
Dayanne, cade médico tem seu protocolo de pós operatório. Converse com o cirurgião dele.