Nódulo de Schmorl são lesões comuns na coluna vertebral. É condição degenerativa benigna da vértebra. A região mais comum é a transição entre a coluna torácica e lombar. Na maioria das vezes são achados incidentais em exames de imagem e não requerem tratamento específico.
Foram descritos pela primeira vez na literatura pelo Médico patologista Christian Georg Schmorl em 1927. Trata-se de herniação do disco intervertebral para o interior do corpo vertebral, ou seja, hérnia discal intraóssea.
Saiba mais
A maior parte das lesões não causa sintomas, sendo descobertos ocasionalmente em exames de imagem da coluna vertebral. Raramente, nódulos de Schmorl agudos podem causar reação inflamatória vertebral óssea e provocar dor lombar de forte intensidade. Esses sintomas, por vezes, sem confundem com os mesmos encontrados nas doenças degenerativas do disco e outros desgastes da coluna lombar.
Apesar de terem sido descritos como herniações discais, nódulos de Schmorl ocorrem por fragilidade óssea da vértebra. Essa região de fragilidade óssea da placa terminal vertebral (superfície que separa a cartilagem discal do osso) favorece a invasão (herniação) de pequena quantidade de disco intervertebral dentro da vértebra. As lesões podem ocorrer espontaneamente (sem causa definida) ou como resultado de cargas repetitivas na coluna, em especial jovens atletas.
A principal causa de herniação do disco para o interior da vértebra é a fragilidade da placa terminal vertebral. Existem diversas teorias para que isso ocorra, como:
As lesões geralmente são descobertas ao acaso por meio de exames de imagem para a coluna vertebral. A presença do nódulo pode ser observada em radiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. O exame que pode mostrar reação inflamatória aguda é a ressonância magnética. Por outro lado, o médico especialista em coluna não solicita exames de imagem apenas para identificar tais lesões, uma vez que as mesmas não provocam sintomas nem requerem tratamento específico na maioria dos casos.
As lesões estão presentes em aproximadamente 19% da população geral. A maior parte das lesões está localizada na parte inferior da coluna torácica ou superior da lombar. Essa região é conhecida como “transição toracolombar”.
Nódulos de Schmorl são encontrados com frequência em adolescentes, antes do término do crescimento. Além deles, indivíduos com mais de 50 anos e fragilidade óssea, como osteopenia e osteoporose.
Dado que a maioria dos nódulos são achados ocasionais de exames de imagem, tais lesões não requerem tratamento específico, tampouco merecem ser reavaliadas ao longo do tempo. Além disso, não existe malignização das mesmas em câncer, nem mesmo compressão de raiz nervosa em decorrência do mesmo.
Nos casos agudos, causando na coluna de forte intensidade e edema ósseo exuberante (vista em ressonância magnética) podem-se utilizar medicações analgésicas, repouso e órtese (colete). Cirurgias não são realizadas rotineiramente para tratamento de nódulos de Schmorl.
Trata-se de herniação do disco intervertebral para o interior do corpo vertebral, ou seja, hérnia discal intraóssea.
Não. Apesar de ocorrer deslocamento do disco em ambos os problemas, os sintomas e os tratamentos são diferentes. No nódulo de Schmorl, o deslocamento do disco ocorre para o interior do osso vertebral, longe das raízes nervosas. Por outro lado, hérnia de disco cervical, torácica ou lombar podem, em alguns casos, comprimir raizes nervosas e promover sintomas neurológicos.
Nódulos de Schmorl geralmente são descobertos ao acaso por meio de exames de imagem para a coluna vertebral. É possível observar tais lesões em radiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética
Tais lesões não requerem tratamento específico, tampouco merecem ser reavaliadas ao longo do tempo. Nos casos agudos, com dor lombar de forte intensidade e edema ósseo exuberante (vista em ressonância magnética) podem-se utilizar medicações analgésicas, repouso e órtese (colete).
Nódulos de Schmorl não são consideradas lesões graves.
Nódulos de Schmorl não são lesões cancerígenas, tampouco podem malignizar.
Dentre as condições que podem afetar a coluna vertebral, destaca-se a hiperlordose. É importante ressaltar…
Espondiloartrose significa desgaste da coluna. Trata-se de termo amplo e abrangente para diversos tipos de…
Osteopenia é termo médico utilizado para casos de redução da massa óssea, fato que torna…
O teste de Lasègue é a manobra mais utilizada por especialistas em coluna vertebral para…
Observadas pela primeira vez pelo médico norte-americano Michael Modic, nos anos 80, as lesões de…
A coluna vertebral vista de lado possui curvaturas naturais. Dentre elas, a lordose cervical possui…
View Comments
Eu tenho nódulos na coluna sinto muita dores
Olá boa tarde tenho nódulo Schmorl na L1 L2 L3 E L4 tennho muitas dore gostria de saber que posso fazer para aliviar essas dores obrigando
Por favor tenho providências discal difusa na L4 e L 5 . Tenho muitas dores ao fundo das costas na cluna que me apanha a nadega a perna esquerda. Ja tomei varios analgésicos, nada resultou! NÃO consigo dormir com dores cambrias e dormencia principalmente na pernae pé. Que devo fazer no meu caso. Obrigada
OLá Ana, já foi avaliada por médico especialista em coluna?