O ciático é o maior nervo do corpo humano. Ele é formado na pelve (bacia), oriundo da união de raízes nervosas lombossacras (L4 a S3). O nervo deixa a pelve e atravessa o quadril abaixo do músculo pirifome. Após isso, segue em direção ao membro inferior, sendo posteriormente subdividido em nervo tibial e fibular comum, promovendo sensibilidade e força nos membros inferiores até o pé.
O nervo ciático pode ser comprimido e gerar sintomas neurológicos em diferentes pontos do seu trajeto. Os locais mais comuns de compressão são a coluna lombar, causados por hérnias de disco, estenose do canal lombar ou espondilolistese (escorregamento vertebral), além do quadril, quando há síndrome do músculo piriforme.
O piriforme é um músculo em forma de pêra, localizado próximo à nádega, que faz parte do conjunto de músculos responsáveis pela rotação do quadril. O nervo isquiático, após emergir da coluna, trafega próximo músculo piriforme, antes de seguir trajeto para coxa e perna. Quando há inflação desse músculo (por diversas causas, como hábitos posturais ou compressão mecânica da posição sentada prolongada), o nervo pode ser comprimido e produzir sintomas semelhantes aos da hérnia de disco lombar. Essa condição é chamada de síndrome do piriforme.
Caso ocorra compressão ou inflamação do nervo isquiático, provavelmente haverá dor. Além disso, pode haver sensação de choque, formigamento e perda de força no membro. Esses sintomas geralmente ocorrem em todo o trajeto do nervo, ou seja, inicia, na região glútea e se estendem até o pé. Os sintomas podem ser unilaterais (uma perna) ou bilaterais (ambas as pernas).
Não. Apesar da principal causa de dor irradiada para o membro inferior ser proveniente de problemas do nervo ciático, outras casas devem sempre ser investigadas pois podem causar dor, tais como, problemas vasculares, neuropatia periférica, herpes zoster entre outros.
Sim, compressões do nervo ciático podem ocorrem tanto em uma perna quanto em ambas. Isso veria de acordo com a localização e a gravidade da compressão nervosa na coluna.
Inicialmente, o médico especialista em coluna faz testes clínicos no consultório para detectar as possíveis causas de dor no nervo ciático. Após isso, exames de imagem, como radiografias ressonância magnética da coluna e da bacia são solicitados. Por fim, estudo eletrofisiológicos, como a eletroneuromiografia pode trazer informações adicionais em casos específicos.
Problemas do nervo ciático são frequentemente diagnosticados por médicos especialistas em coluna vertebral, como ortopedista e neurocirurgiões. Além disso, por de médicos especialistas em dor, fisiatras e fisioterapeutas.
Apesar dos sintomas de compressão neural serem semelhantes (ainda que a compressão ocorra em locais distintos) o tratamento varia substancialmente. Dessa forma, utilizam-se medicações analgésicas, anti inflamatórios (hormonais e não hormonais), anti convulsivantes, repouso por curtos períodos (evitar atividade física na fase aguda), sessões de fisioterapia e outras terapias de dor.
Inflamações do nervo ciático, na maiorias das vezes, ocorrem devido a compressões do mesmo. Diversas medicações podem ser prescritas para essa finalidade, além de repouso e fisioterapia.
Para aliviar dores no nervo ciático utilizamos diferentes medicações, além de repouso e fisioterapia.
O nervo ciático é formado na pelve (bacia), oriundo da união de raízes nervosas lombossacras (L4 a S3). O nervo deixa a pelve através da incisura isquiática maior e atravessa o quadril abaixo do músculo pirifome. Após isso, segue em direção ao membro inferior (perna e pé).
Inicialmente, o médico especialista em coluna faz testes clínicos no consultório para detectar as possíveis causas de dor no nervo ciático. Após isso, exames de imagem, como ressonância magnética da coluna e da bacia são solicitados. Por fim, estudo eletrofisiológicos, como a eletroneuromiografia pode trazer informações adicionais em casos específicos.
O ciático ou isquiático é o maior nervo do corpo humano. Ele é formado na pelve (bacia), oriundo da união de raízes nervosas lombossacras (L4 a S3). O nervo deixa a pelve e atravessa o quadril abaixo do músculo pirifome. Após isso, segue na parte posterior da perna, sendo posteriormente subdividido em nervo tibial e fibular comum, promovendo sensibilidade e força nos membros inferiores até o pé.
Dentre as condições que podem afetar a coluna vertebral, destaca-se a hiperlordose. É importante ressaltar…
Espondiloartrose significa desgaste da coluna. Trata-se de termo amplo e abrangente para diversos tipos de…
Osteopenia é termo médico utilizado para casos de redução da massa óssea, fato que torna…
O teste de Lasègue é a manobra mais utilizada por especialistas em coluna vertebral para…
Observadas pela primeira vez pelo médico norte-americano Michael Modic, nos anos 80, as lesões de…
A coluna vertebral vista de lado possui curvaturas naturais. Dentre elas, a lordose cervical possui…
View Comments
O tratamento para o nervo ciático depende muito do diagnóstico, ou seja da causa do nervo "inflamado"ou "pinçado", e o tratamento de quiropraxia pode oferecer um tratamento natural para o nervo ciático, sendo. uito usada nos estados unidos, canadá entre outros países...
Quiro Salus - Quiropraxia
Dr. Procurando sobre dor no ciático, vi reportagens sobre o Sr.
Dr dia 9-11 , fiz uma artrodese mini alif, feito pela barriga, anterior, de hérnias na L4 L5 e lombo sacra, colocando 2 caches.
Pois bem a cirurgia correu tudo bem, mas 3 dias após começou uma dor terrível no ciático, mais do que era, antes tinha dores, os dedos do pé esquerdo anestesiados e perdia o movimento das pernas, isso passou, mas a dor está terrível, comecei uma fisioterapia, hoje, será que se está dor não passar terei que operar novamente
Marcia, isso merece reavaliação urgente do seu médico.
Matéria de extrema relevância. Parabéns, Dr.pelas explicações!
Muito obrigado!
Mestre no assunto. Parabéns Doutor pelas explicações!
Muito obrigado