O cóccix representa as últimas peças ósseas da coluna vertebral. Trata-se de região rodeada de músculos e ligamentos, além de terminações nervosas, estruturas que podem inflamar por diferentes motivos. A inflamação do cóccix é conhecida como coccigodínia ou coccidínea.
O cóccix é o último osso da coluna. Tratam-se de três a cinco peças ósseas, localizadas logo abaixo do sacro.
As últimas peças da coluna, que são rodeadas por ligamentos e músculos podem inflamar e causar dor local. Essa condição ocorre por diferentes causas e é chamada coccigodínea ou coccidínea, condição que dificulta tarefas básicas do dia a dia, em especial, quando na posição sentada.
O principal sintoma da coccidínea é dor no final da coluna. A dor pode ser lancinante e irradiar para o sacro ou nádegas. Alguns pacientes possuem dor lombar associada. A se localiza perto do ânus e, geralmente, piora na posição sentada. Em alguns casos, pode haver dor mesmo em pé ou deitado. Frequentemente, a dor ocasionada pelo cóccix inflamado se assemelha às de origem proctológica, devido à proximidade entre o cóccix e o reto.
As principais causas de inflamação no cóccix são trauma agudo (como queda sentado), ou o fato de permanecer por longos períodos sentado, principalmente em superfícies rígidas como chão, madeira ou plástico. Outra causa frequente de coccigodínea é instabilidade mecânica entre o sacro e o cóccix. Isso se deve por afrouxamento ligamentar em torno dessas estruturas ósseas, fazendo com que o cóccix se movimente mais do que o normal. Ao longo do tempo, essa instabilidade mecânica provoca inflamação dessa região.
Os principais diagnósticos diferenciais (outras doenças que causam sintoma semelhantes) são:
Os exames de imagem para diagnóstico de coccigodínea incluem radiografias na posição sentada e em pé, pelas quais é possível identificar mobilidade exagerada nessa região. Além disso, ressonância magnética é útil para identificação de edema no cóccix. Em casos de trauma com suspeita de fratura, tomografia computadorizada pode ser necessária para avaliação óssea.
Cisto pilonidal, como o nome diz, está relacionado com formação cística originada de “pelo encravado” na região do cóccix. O cisto pilonidal, frequentemente, está associado a infecção local, gerando dor, aumento de volume, vermelhidão e coleção de pus ou sangue. O tratamento do cisto pilonidal é feito por meio de drenagem e remoção cirúrgica, feito por médico cirurgião.
Na coccigodinea, o tratamento pode ser feito de diferentes maneiras. A primeira medida para melhorar a inflamação é retirar a pressão sobre o coccix.
Isso significa permanecer menos tempo na posição sentada, evitar sentar-se em superfícies rígidas como madeira, chão ou plástico duro. Além disso, pacientes com dor no cóccix podem utilizar almofadas ortopédicas (semelhantes às utilizadas no tratamento de hemorroidas) e compressas mornas costumam ajudar.
Do ponto de vista medicamentoso, analgésicos e anti inflamatórios são importantes no controle da dor. Fisioterapia e tratamento por ondas de choque podem ser recomendadas. Casos crônicos podem se beneficiar de infiltração local com corticosteroides e anestésicos. O efeito da infiltração no cóccix pode permanecer por longo período. Por fim, alguns casos podem se beneficiar da ressecção cirúrgica do cóccix (coccigectomia). O procedimento é realizado sob anestesia geral em regime hospitalar e está indicado em caso refratários ao tratamento conservador.
O cóccix é o último osso da coluna. Tratam-se de três a cinco peças ósseas, localizadas logo abaixo do sacro.
As principais causas de inflamação no cóccix são trauma agudo (como queda sentado) ou traumas de repetição (indivíduos que ficam longo tempo sentados). Outra causa frequente de coccigodínea é instabilidade mecânica entre o sacro e o cóccix.
Os pacientes, por vezes, têm a sensação de que ter cóccix torto, cóccix crescido ou cóccix alto. A deformidade do coccix ocorrer na vigência de fratura do cóccix que cicatrizou em posição torta (o termo técnico para isso é consolidação viciosa)
Do ponto de vista medicamentoso, analgésicos e anti inflamatórios são importantes no controle da dor.
É possível realizar infiltração local no cóccix para melhora dos sintomas. Poucos casos necessitam de cirurgia para remoção óssea do cóccix.
Dentre as condições que podem afetar a coluna vertebral, destaca-se a hiperlordose. É importante ressaltar…
Espondiloartrose significa desgaste da coluna. Trata-se de termo amplo e abrangente para diversos tipos de…
Osteopenia é termo médico utilizado para casos de redução da massa óssea, fato que torna…
O teste de Lasègue é a manobra mais utilizada por especialistas em coluna vertebral para…
Observadas pela primeira vez pelo médico norte-americano Michael Modic, nos anos 80, as lesões de…
A coluna vertebral vista de lado possui curvaturas naturais. Dentre elas, a lordose cervical possui…
View Comments
Gostei foi muito válido e útil para mim.
Muito obrigado Clodoaldo
Gostei,tirou minhas duvidas
Obrigado!
Boa noite, bom dia!
Foi muito importante pra mim, twr lido essa matéria, assim podu me orientar melhor, pois estou com muitas dores na região do cocxi. E agora vou ber se consigo um marcar um consulta aqui no PSF...
Obrigado pelo retorno.
Olá boa noite tenho muita dor no coocx já tem mas de dois meses me passaram nimisulida e não melhorei pode me ajudar por favor…
Olá Maria, já passou em consulta médica com ortopedista? Realizou exames de imagem do local?
Ola boa tarde dr alberto eu tenho dor no coccix avez doi que sinto vontade de ir banheiro varis vez au dia e cinto tambem como minha nagadas enchadaja to com dois mes melho mas sempre volta de novo
Meu fêmur esq. é levemente maior que o dir. devido a calcificação da fratura que eu tive nele quando criança. Nunca fiz nenhum exame, mas meu quadril é claramente desalinhado e agora estou sentindo um dor no cóccix há algum tempo. Talvez tenha relação! Não tenho convênio médico e preciso resolver isso, creio que uma hora ou outra vai me trazer um problema maior.
Olá! Quem tem este problema pode praticar esporte como vôlei, futebol e outros esportes do tipo? Pode fazer algum tipo de exercícios físicos ou musculação?
Obrigado!
Sim, após tratar a dor pode ter vida normal.
Olá! Tenho muita dor nessa região! Percebi que aumenta a intensidade quando estou com mais vontade de defecar, pois sou ressecado. Normal ou pode ser mais sério? Sentar em superfície rígida até por breve período é doloroso e, ao levantar, sofro também. Sou estudante e ficar sentado é um sacrifício, tendo que levantar algumas vezes durante as aulas para o pequeno alívio da dor. Alguma dica? Vou marcar proctologista. Obrigado desde já!
Rafael, começe com proctologista. Se estiver tudo bem nessa parte, procure ortopedista de coluna.
Olá Dr. Boa noite, fiz cirurgia de cisto pilonidal há 5 anos, e ainda n cicatrizou 100%, te período que a região dói, tem abcesso de pus, o que fazer??
Aldineide, essa doença quem trata é o cirurgião geral, não ortopedista ou neurocirurgião.
Pela descrição tenho algo parecido com o cisto pilonidal. Qual médico devo procurar pra confirmar e iniciar tratamento? Proctologista?
Vc pode iniciar com proctologista para afastar problemas dessa área e, em seguida, especialista em coluna.
Oii , eu tbm estou suspeitando disso há um tempo , queria conversar com alguém q tem a mesma coisa, mande seu WhatsApp oi chame. 86981576441
Excelente material. Alguém tem indicação de profissional que possa me atender? Estou com essa dor desde maio. Meu telefone 11930900088
Muito obrigado, vc pode escrever para 11 94272 1233 para marcar consulta. Abs
Dr, estou sentindo muito dor no cóccix. Dói quando sento e ao levantar. Tive um bebê faz dois anos de parto normal. E devido a pandemia não consegui fazer atividades físicas para voltar o meu corpo. Estou um pouco acima do peso, também não sei se isso influencia,acredito que sim. Tenho escolioses desde que nasci, e noto também que a minha lombar dói também.
Desde já agradeço
Dor no cocou após parto é comum. Primeiro passo é evitar fixar sentada em superfícies rígidas por longos períodos.