Tratamentos Conservadores

Infiltração na coluna – Principais dúvidas

Infiltração na coluna (também conhecida como bloqueio anestésico) é procedimento frequentemente utilizado pelos especialistas em coluna. Possui eficácia e resultado consistentes no tratamento de dor na coluna e no nervo ciático. Por outro lado, são frequentes as dúvidas dos pacientes em relação ao tema. O texto abaixo irá ajudar a responder as questões mais frequentes.

Quando é indicado a infiltração na coluna?

Infiltrações da coluna – também conhecidas como bloqueios anestésicos – são indicadas para tratamento de dor proveniente de compressão nervosa – como na hérnia de disco – ou dor lombar crônica, especialmente em casos refratários a tratamentos não invasivos (medicações orais, fisioterapias e outros tipos de reabilitação). Infiltrações também podem ser úteis para confirmação de diagnósticos obscuros (chamado teste terapêutico), quando a origem da dor não é totalmente esclarecida apenas com exame físico e por métodos de imagem.


Quais tipos de infiltrações são mais comuns?

A maior parte das infiltrações são feitas na coluna lombar, embora seja possível infiltrar a coluna cervical. As infiltrações com finalidade de alívio da dor ciática podem ser do tipo epidural interlaminar ou foraminal lombar. Quando se deseja fazer teste terapêutico de uma única raiz, injeta-se pequena quantidade de medicação na saída do nervo a ser testado. Em casos de dor lombar crônica, realizam-se múltiplas infiltrações ao redor das articulações acometidas.

Quais medicamentos são utilizados na infiltração? Precisa usar contraste?

Nas infiltrações da coluna utiliza-se solução composta por corticosteróides – que possuem efeito anti-inflamatório – associado a agente anestésico local. Algumas infiltrações são realizadas com uso de contraste, pois esse delimita o local exato em que se deseja injetar a medicação. Existem contrastes específicos e seguros para uso na coluna vertebral. Infiltração foraminal lombar é exemplo típico de técnica que requer uso de contraste.

Quais os benefícios de infiltrar a coluna?

O principal benefício é melhora precoce da dor e auxílio na reabilitação fisioterápica. Em alguns casos é possível evitar cirurgia da coluna com o sucesso do procedimento.

Quais os riscos de infiltrar a coluna?

Nem todas as infiltrações resultam na melhora desejada. Em alguns casos pode não haver resolução dos sintomas, sendo necessários procedimentos adicionais. Em diabéticos há risco de alteração dos níveis de glicemia. Complicações neurológicas e infecciosas são eventos adversos muito raros.

Infiltração pode ser feita no consultório ou apenas no hospital?

As infiltrações são mais bem-sucedidas se guiadas por equipamentos de imagem, como radioscopia (espécie de radiografia em formato de filme) e tomografia computadorizada. Esses equipamentos geralmente estão disponíveis em ambiente hospitalar, ao contrário de clínicas e consultórios.

Preciso ficar internado após infiltrar a coluna?

Não há necessidade de internação hospitalar após infiltração. Você será liberado para casa cerca de duas horas após o procedimento.

Vou sentir dor no momento da infiltração? Após quanto tempo a medicação começa a fazer efeito?

O procedimento é realizado sob sedação – tipo de anestesia leve – que garante que você não sinta dor. Após a infiltração é esperado melhora gradual dos sintomas nos 10 a 15 dias subsequentes, pois nesse período o corticoide atingirá máximo efeito anti-inflamatório.

Infiltração da coluna é apenas paliativo ou pode resolver definitivamente meu problema?

Isso é amplamente variável. Em casos agudos de compressão nervosa, uma única infiltração pode ser capaz de aliviar suas dores definitivamente. Em outros casos, pode haver melhora parcial dos sintomas, sendo necessário complementação com fisioterapia ou mesmo cirurgia.

Quando posso voltar a trabalhar e fazer esportes após a infiltração?

É desejado manter repouso relativo por 24 horas após a infiltração. Após isso, você estará apto a retomar suas atividades de trabalho e lazer, de acordo com as orientações da sua equipe médica.


INFILTRAÇÕES NA COLUNA

Dr. Alberto Gotfryd

Dr. Alberto Gotfryd é médico brasileiro referência em cirurgia de coluna vertebral. No âmbito acadêmico, possui Mestrado (2008), Doutorado (2012) e Pós Doutorado (2016) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É autor de mais de 45 publicações científicas em revistas médicas indexadas, escreveu capítulos de livros e ministrou mais de 130 aulas em congressos científicos no Brasil e no exterior.

View Comments

  • Fiz aplicação de medicamentos na coluna torácica, e aos lados nos músculos, a minha diabetes subiu para 400. Vou fazer infusão BSV. 5 sessões, tenho dor crônica, e não falei com o médico, que sou diabética, e agora, o que fazer?

    • Prezada Eliete, nesse caso recomendo procurar clínico geral para controle adequado da glicemia.

      • Ha alguns anos sofro com muita dor na lombar e cervical. Sinto fisgadas horríveis as pernas ficam amortecidad

    • Tenho desvio eixo lombar pra esquerda , protusão discal póstero-central em LÁ e LÁ comprimindo a face ventral do saco tecal
      Já fiz e faço fisioterapia , Pilates e continuo com fortes dores , antes quando estava sentado , agora quando estou deitado e aí não consigo dormir , já não sei mais o que faço. Vou procurar um neurocirurgião

  • Bom dia.
    Há 6 meses sofro diariamente com dor no cóccix, devido a uma queda jogando futebol.
    Nos exames (tomografia, raio-x e ressonância) não consta nada.
    Já realizei testamento com fisioterapia, osteopatia, quiropraxia, e nada resolver.
    Há exatamente 8 dias realizei o bloqueio do cóccix, só que depois disso a dor aumentou em vez de melhorar.
    A infiltração pode demorar a fazer efeito? Ou provavelmente deu errado?
    Estou desesperado, sem viver, trabalhar, apenas com dor.

    • Caro Marcelo, infiltrações de corticóide podem levar até 2 semanas para fazer efeito.

    • Comigo aconteceu a mesma coisa, fiz bloqueio faz um mês e a dor piorou muito. Não tenho repostas e estou desesperada. O que pode ter acontecido, pois já faz um mês e a dor que piorou não passa nem melhora.

  • Fiz um bloqueio da coluna lombar quinta-feira, 27/08 pela segunda vez (o primeiro foi há dois meses atrás). No primeiro dia a dor some completamente, mas hoje, 3 dias depois, estou sentindo os sintomas novamente (com menor intensidade). Isso é normal? Devo iniciar as seções de fisioterapia com esses sintomas?
    Obrigado!

    • Caro Gustavo, isso pode ocorrer pois os bloqueio são feitos injetando anestésicos de ação rápida e corticóides de ação lenta (demoram alguns dias para fazer efeito). Nesse intervalo pode haver oscilação de dor.

      • Meu Pai fez uma infiltraçao na coluna e a dor so melhorou durante um dia,e depois voltou,o que pode ser nem um medico sabe o que Fazer

  • Olá Sofro muito com dores na coluna há anos e fui orientado a fazer esse procedimento pelo meu médico. Essas informações aqui me ajudaram bastante a entender mais profundamente a questão. Obrigado.

    • Muito obrigado Marcus, esse é nosso maior objetivo. Desejo breve recuperação. Abraços

  • Boa noite. Tenho um Ganglioglioma infiltrativo no tecido medular em expansão da T2 a T8- e muitas dores neuropáticas. Agora ciático inflamado constantemente, e outros problemas na lombar. Vou fazer Bariátrica em 5 dias, com a diminuição da absorção dos remédios, a infiltração pode ser uma esperança para ajudar nas minhas dores crônicas? O Dr atende Porto seguro ouro mais q?

    • Prezada Camila, infelizmente não faço tratamento de gangliogliomas. Sugiro avaliação de neurocirurgião.

  • Olá, eu sou (ou era, não sei kkkk) atleta de jiu-jitsu, tenho apenas 23 anos e uma hérnia de disco na L5-S1 há 2 anos, já fiz fisioterapia convencional, ITC Vertebral (R$ 3.000,00 e não ajudou), tratamento com osteopatas, daqui duas semanas irei realizar a infiltração, espero mesmo que melhore, é uma dor frustrante, até em depressão estava entrando, mas esse artigo me deu esperança, estou também fazendo pilates e o médico me liberou para natação, espero melhorar, voltar a lutar e vencer, Abraço Doutor.

    • E então amigo conseguiu melhora com o procedimento ? também na mesma situação por aqui.

    • Bom dia Marcos, quando li sua mensagem...me identifiquei...fiz tudo o que havia disponível(fisio, não sei qtas sessões...ITC...rios de dinheiro,palmilha,...acupuntura) p não ir p infiltração e muito menos p cirurgia..tenho hernia em L3..4 e 5 com pinçamento de ciático...que estava me deixando LOUCA literalmente de tanta dor...e como vc disse é frustrante, pois vc perde sua autonomia!!!Não teve jeito fui para infiltração, e estou em em período de melhora...Me iludi, pois pensei que no outro dia a infiltração estaria pulando e não é bem assim..mas nada se compara com a melhora de não ter aquela dor alucinante, parecia uma faca abrindo minha perna(parte posterior da coxa), mas gracas a Deus e ao ortopedista que está me acompanhando estou melhorando cada dia mais!!!Boa sorte p vc!!!

  • Fiz uma infiltração hoje na lombar l1 s1,posso fazer fisioterapia com a maquina de compressão na segunda

    • Carlos, sugiro conversar com seu médico, pois os protocolos variam de acordo com o profissional.

  • Olá Doutor. Ontem fui orientada por um médico a fazer infiltração a laser mas o procedimento fica muito caro... Cada agulha custa 3 mil reais e os honorários dele cinco mil. Gostaria de saber se esses valores estão de acordo com o procedimento. Obrigado

    • Olá Vivian, infelizmente não somos autorizados pelo Conselho de Medicina a informar qualquer tipo de valor sem consulta formal ao paciente.

  • Olá Doutor.
    Tenho 35 anos e uma hérnia na L5 S1. Estava com dores no quadril do lado esquerdo e após 30 dias de tratamento com fisioterapia, Pilates e anti-inflamatórios passei a ter apenas parestesia na perna esquerda em alguns movimentos. Neste caso a infiltração seria indicada para não haver nenhuma queixa ou a infiltração trata apenas a dor na lombar e não seria indicada no meu caso?

    • Boa pergunta Tatiana. Infiltrações para tratamento de hérnia de disco lombar ajudam principalmente no controle da dor aguda no nervo ciático, mas nem tanto para melhora da parestesia. Caso você já tenha melhorado da dor ciática, não faz tanto sentido infiltrar a coluna nesse momento. Entendi corretamente?

  • Olá, primeiramente parabéns pelo trabalho .
    Minha irmã passou pelo procedimento de infiltração fazem 5 dias e ela está sofrendo com fortes tonturas . Oque será? Efeito do remédio? Ela voltou ao hospital onde foi feito um exame de sangue. E estamos aguardando. Desde já agradeço se puder responder me.

      • Doutor, autorizei que um fisioterapeuta fizesse uma infiltração de anestésico na minha cervical, na região da nuca. Não sabia que era um procedimento feito apenas por médicos. Comecei a sentir tonturas na mesma hora e, após uma semana, comecei a apresentar vertigens ao mudar de posição. Faz sentido que estejam relacionadas à má aplicação da infiltração? É possível reverter? Nem sei qual profissional procurar agora... Obrigada!

Recent Posts

Hiperlordose: Sintomas, variações e tratamentos existentes

Dentre as condições que podem afetar a coluna vertebral, destaca-se a hiperlordose. É importante ressaltar…

1 semana ago

Espondiloartrose: degeneração da coluna vertebral

Espondiloartrose significa desgaste da coluna. Trata-se de termo amplo e abrangente para diversos tipos de…

5 meses ago

Osteopenia gera fragilidade dos ossos

Osteopenia é termo médico utilizado para casos de redução da massa óssea, fato que torna…

5 meses ago

Sinal de Lasègue: principal teste para nervo ciático

O teste de Lasègue é a manobra mais utilizada por especialistas em coluna vertebral para…

6 meses ago

Lesões de Modic: o que é, tipos, sintomas e tratamentos

Observadas pela primeira vez pelo médico norte-americano Michael Modic, nos anos 80, as lesões de…

7 meses ago

Retificação da lordose cervical: entenda o problema

A coluna vertebral vista de lado possui curvaturas naturais. Dentre elas, a lordose cervical possui…

8 meses ago