Dentre as condições que podem afetar a coluna vertebral, destaca-se a hiperlordose. É importante ressaltar que a curvatura da coluna apresenta normalidade até certo ponto, de modo que tal alteração acentua ainda mais o formato curvado desta estrutura.
A coluna vista de lado apresenta curvaturas típicas, quando dentro dos padrões de normalidade, uma das curvaturas é chamada “lordose”. Neste caso, esta é uma curvatura existente na região, sendo voltada para o interior da porção dorsal inferior, ou seja, curvada para “dentro”.
A hiperlordose, por sua vez, está presente quando a região apresenta-se demasiadamente curvada. A seguir estão alguns pontos importantes sobre o desenvolvimento da doença e como pode ser diagnosticada e tratada.
Assim como outras áreas do corpo, a coluna vertebral possui peculiaridades que, quando passam por alterações, podem indicar que o indivíduo apresenta algum problema de saúde. Em se tratando da hiperlordose, pelo fato da condição projetar a curvatura da coluna para dentro, o abdômen acaba se projetando para fora.
Diferentemente de outras condições que possam afetar a saúde, a lordose não costuma apresentar maior ou menor incidência em virtude do sexo dos indivíduos acometidos. O que se verifica, entretanto, é que apesar da possibilidade de acometer pessoas em qualquer faixa-etária, costuma ser mais prevalente entre adultos.
Esta condição pode ser diferenciada conforme a região em que se desenvolve, apresentando dois tipos de ocorrência. Assim sendo, a hiperlordose pode variar e fazer com que o indivíduo afetado apresente diferentes sintomas.
A descoberta da causa da hiperlordose necessáriaauxilia para que o tratamento da condição seja mais eficiente. Tal alteração na coluna nem sempre apresenta uma única causa, mas sim um conjunto de fatores. Abaixo estão elencadas algumas possíveis causas da hiperlordose:
Os sintomas surgem conforme o grau apresentado pela curvatura da coluna. Além disso, o paciente também poderá apresentar quadros agravados em decorrência de comorbidades. Saiba o que podem sentir os indivíduos afetados por hiperlordose:
Quando da ocorrência de um ou mais sintomas, é importante que o indivíduo procure atendimento médico. O profissional médico ortopedista especialista em coluna realizará avaliação com o intuito de esclarecer se há de fato da lordose, bem como o estágio em que a condição se encontra. Para elucidação diagnóstica, exames de imagem costumam ser solicitados pelo médico.
Assim sendo, com o objetivo de iniciar um tratamento que possibilite ao paciente melhorar sua qualidade de vida, além do exame físico, radiografias panorêmicas são o primeiro exame a ser solicitado para análise do alinhamento da coluna. Em casos selecionados, tomografia computadorizada e, ressonância magnética poderão ser solicitados.
A indicação do tratamento dependerá da gravidade do caso e da possível existência de comorbidades. Confira a seguir alguns métodos que poderão adotados:
Espondiloartrose significa desgaste da coluna. Trata-se de termo amplo e abrangente para diversos tipos de…
Osteopenia é termo médico utilizado para casos de redução da massa óssea, fato que torna…
O teste de Lasègue é a manobra mais utilizada por especialistas em coluna vertebral para…
Observadas pela primeira vez pelo médico norte-americano Michael Modic, nos anos 80, as lesões de…
A coluna vertebral vista de lado possui curvaturas naturais. Dentre elas, a lordose cervical possui…
Estenose cervical é o estreitamento do canal por onde passam nervos no interior da coluna…