,

Hiperlordose: Sintomas, variações e tratamentos existentes

Dentre as condições que podem afetar a coluna vertebral, destaca-se a hiperlordose. É importante ressaltar que a curvatura da coluna apresenta normalidade até certo ponto, de modo que tal alteração acentua ainda mais o formato curvado desta estrutura.

A coluna vista de lado apresenta curvaturas típicas, quando dentro dos padrões de normalidade, uma das curvaturas é chamada “lordose”. Neste caso, esta é uma curvatura existente na região, sendo voltada para o interior da porção dorsal inferior, ou seja, curvada para “dentro”.

A hiperlordose, por sua vez, está presente quando a região apresenta-se demasiadamente curvada. A seguir estão alguns pontos importantes sobre o desenvolvimento da doença e como pode ser diagnosticada e tratada.

Principais características da ocorrência de hiperlordose

Assim como outras áreas do corpo, a coluna vertebral possui peculiaridades que, quando passam por alterações, podem indicar que o indivíduo apresenta algum problema de saúde. Em se tratando da hiperlordose, pelo fato da condição projetar a curvatura da coluna para dentro, o abdômen acaba se projetando para fora.

Diferentemente de outras condições que possam afetar a saúde, a lordose não costuma apresentar maior ou menor incidência em virtude do sexo dos indivíduos acometidos. O que se verifica, entretanto, é que apesar da possibilidade de acometer pessoas em qualquer faixa-etária, costuma ser mais prevalente entre adultos.

Fique por dentro de como a hiperlordose é classificada

Esta condição pode ser diferenciada conforme a região em que se desenvolve, apresentando dois tipos de ocorrência. Assim sendo, a hiperlordose pode variar e fazer com que o indivíduo afetado apresente diferentes sintomas.

  • Hiperlordose lombar: Neste tipo de ocorrência, a coluna lombar é acometida. Vale destacar que trata-se da apresentação mais comum da condição, de modo que a coluna se projeta para trás e a região abdominal para dentro. Desse modo, a postura poderá ser comprometida de forma expressiva, uma vez que o quadril é “empinado”.
  • Hiperlordose cervical: A hiperlordose cervical aumenta a curvatura para dentro do na região do pescoço. Esta condição deve ser diferenciada da “hipercifose”, onde há projeção do pescoço para frente.

Veja quais são os fatores que podem causar esta condição

A descoberta da causa da hiperlordose necessáriaauxilia para que o tratamento da condição seja mais eficiente. Tal alteração na coluna nem sempre apresenta uma única causa, mas sim um conjunto de fatores. Abaixo estão elencadas algumas possíveis causas da hiperlordose:

  • Fatores genéticos: algumas pessoas possuem predisposição para hiperlordose. Além disso a raça influencia diretamente no alinhamento da coluna. Por exemplo, negros possuem lordose mais acentuada que asiáticos por exemplol.
  • Hábitos posturais inadequados: A má postura tende a fazer com que o indivíduo fique curvado, levando ao desenvolvimento da condição. O mesmo poderá acontecer em se tratando da realização incorreta de atividades físicas, principalmente quando feitas de maneira recorrente.
  • Enfraquecimento muscular: A hiperlordose pode ter como causa o fato de os músculos abdominais e das costas se apresentarem enfraquecidos. Nesse caso, a condição poderá ser desencadeada em decorrência da coluna vertebral passar por sobrecarga.
  • Gestação: O aumento de peso na região abdominal, decorrente da gravidez e outras alterações físicas dessa fase podem ocasionar a hiperlordose. Isso acontece por conta da alteração significativa pela qual a coluna lombar passa. É importante ressaltar, contudo, que esta condição é transitória quando decorrente de gestação.
  • Lesões na coluna vertebral: Algumas circunstâncias, como acidentes ou traumatismos podem culminar em lesões nesta estrutura, fazendo com que a musculatura da coluna passe por desequilíbrio. Desse modo, a hiperlordose é uma condição comum em decorrência de acontecimentos dessa natureza.
  • Doenças: Patologias que atingem músculos e ossos também têm potencial para desenvolvimento da hiperlordose. Assim sendo, pessoas que apresentam doenças como osteoporose e distrofias musculares são propensos ao aparecimento desta condição. O mesmo poderá ocorrer em se tratando de indivíduos que apresentem espondilolistese.

Sintomas da hiperlordose: Conheça os mais frequentes

Os sintomas surgem conforme o grau apresentado pela curvatura da coluna. Além disso, o paciente também poderá apresentar quadros agravados em decorrência de comorbidades. Saiba o que podem sentir os indivíduos afetados por hiperlordose:

  • Dor na lombar: As dores na região lombar são os sintomas mais relatados por indivíduos com lordose. A intensidade do quadro, entretanto, poderá ser variável, ou seja, leve ou de maior intensidade.
  • Alteração postural e queixa estética: Este é um dos sintomas mais claros de que o indivíduo possa apresentar a condição, pois altera de modo significativo a postura da pessoa. Com isso, há excessiva projeção da região abdominal para frente.
  • Limitação de movimentos: Em algumas situações, pode haver amplitude de movimentação mais reduzida, sobretudo em relação aos movimentos que dependem da coluna lombar.
  • Fadiga muscular: A curvatura da coluna, quando se apresenta alterada, pode fazer com que a região se torne sobrecarregada. Como consequência desse processo, é possível que ocorra cansaço muscular, mais perceptível ao se realizar exercício físico.

Como esta deformidade da coluna vertebral é diagnosticada

Quando da ocorrência de um ou mais sintomas, é importante que o indivíduo procure atendimento médico. O profissional médico ortopedista especialista em coluna realizará avaliação com o intuito de esclarecer se há de fato da lordose, bem como o estágio em que a condição se encontra. Para elucidação diagnóstica, exames de imagem costumam ser solicitados pelo médico.

Assim sendo, com o objetivo de iniciar um tratamento que possibilite ao paciente melhorar sua qualidade de vida, além do exame físico, radiografias panorêmicas são o primeiro exame a ser solicitado para análise do alinhamento da coluna. Em casos selecionados, tomografia computadorizada e, ressonância magnética poderão ser solicitados.

De que maneiras esta condição pode ser tratada

A indicação do tratamento dependerá da gravidade do caso e da possível existência de comorbidades. Confira a seguir alguns métodos que poderão adotados:

  • Tratamento medicamentoso: O especialista poderá prescrever o uso de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e corticoides.
  • Fisioterapia: Este tipo de tratamento promove melhora postural em virtude do fortalecimento muscular que proporciona.
  • Órteses e próteses: Corrigem a postura, evitando sobrecarga na coluna. Entretanto, as indicações de órtese para casos de hiperlordose são limitadas.
  • Tratamento cirúrgico: Recomendado pelo médico em casos
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *