Hemangioma na coluna é considerado como uma lesão que geralmente não evolui para um quadro grave de câncer. A maioria dos casos é assintomáticos e acaba sendo descoberto incidentalmente, quando se busca respostas para outro problema de saúde na região acometida.
O hemangioma na coluna tem a sua origem na proliferação vascular, ou seja, quando ocorre o aumento dos vasos sanguíneos na região da coluna, o que gera a alteração de toda a arquitetura óssea normal da área acometida.
Esse tipo de tumor é assintomático em mais de 90% dos casos diagnosticados. Já os pacientes que relatam sintomas, costumam se queixar de:
Hemagioma na coluna
A grande maioria dos diagnósticos ocorrem por acaso, em momentos que o paciente faz exames de imagem para descobrir a causa de outros problemas ou até mesmo em um check-up.
Quando se há a suspeita de hemangioma vertebral durante o exame físico e relato do paciente, o médico especialista em coluna solicitará exames como: radiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Ainda que se trate de tumores na coluna, raramente o médico solicitará uma biópsia, salvo casos muito específicos. O motivo é que uma biópsia pode apresentar risco de sangramento. Geralmente, a biópsia será indicada quando o tumor está crescendo demais, e o objetivo é saber se houve evolução para um tumor maligno.
Mais de 90% dos casos são estáveis, benignos e não geram complicações ao paciente, tão pouco sintomas. Entretanto, existem casos, ainda que raros, de complicações e crescimento acelerado do tumor. Se isso acontecer, pode ocorrer o comprometimento da estrutura da vértebra afetada, podendo gerar fraturas e compressões neurológicas.
Mesmo que a maioria dos casos não gere nenhum dano ao paciente, realizar uma avaliação médica regular com um especialista é de suma importância, a fim de receber tratamento adequado, se for o caso, e avaliar se não houve nenhuma evolução ou complicação.
A maior parte dos pacientes com diagnóstico de hemangioma na coluna não precisam de nenhum tratamento especifico, uma vez que não possuem sintomas. Alguns casos em que há relato de dor e que um exame de imagem mostre que existe um hemangioma grande que possa estar causando o desconforto, um tipo de tratamento disponível a ser oferecido é a cimentação vertebral.
Em casos mais extremos uma intervenção cirúrgica pode ser indicada, a fim de fazer a descompressão e resseção do hemangioma, além de reconstruir a vértebra. É muito raro que uma cirurgia seja indicada nesses casos, e só ocorrerá quando o especialista concluir que essa é a única forma de devolver a qualidade de vida do paciente.
Casos assintomáticos só requerem acompanhamento periódico para verificar se não houve crescimento do tumor, sem necessidade de medicamentos ou medidas especiais. Alguns casos raros em que há evolução do diagnóstico para um câncer, será realizado o respectivo tratamento para a nova condição indicada e caberá ao médico avaliar caso a caso para definir a melhor abordagem para o tratamento.
Hemangioma na coluna é um tumor benigno formado por um aglomerado de vasos sanguíneos anormais na coluna vertebral.
A maior parte dos pacientes com diagnóstico de hemangioma na coluna não precisam de nenhum tratamento. Em outros casos pode ser necessário: observação, radioterapia, embolização ou cirurgia, dependendo do tamanho, sintomas e localização.
A causa exata dos hemangiomas na coluna não é conhecida, mas acredita-se que sejam malformações congênitas, ou seja, presentes desde o nascimento.
Endoscopia de coluna é realizada por meio de pequena câmera de vídeo que transmite imagens…
Dentre as condições que podem afetar a coluna vertebral, destaca-se a hiperlordose. É importante ressaltar…
Espondiloartrose significa desgaste da coluna. Trata-se de termo amplo e abrangente para diversos tipos de…
Osteopenia é termo médico utilizado para casos de redução da massa óssea, fato que torna…
O teste de Lasègue é a manobra mais utilizada por especialistas em coluna vertebral para…
Observadas pela primeira vez pelo médico norte-americano Michael Modic, nos anos 80, as lesões de…
View Comments
Dr tenho hérnias de disco na lombar e n a cervical, a 30 anos já fiz cirurgia descompressiva.na lombar, agora sentindo muita dor e tonturas e mal está parecendo fraqueza fiz a recionanssia magnética, relatório o de sempre artrose e outros , mais também uma hemangioma e tou sentindo dor na cervical, nas costa nos braços nas partes de cima nas costa , mais na lombar mesmo n sinto dor q me incomoda o q eu faço Dr preciso trabalhar pra só sobre viver ..me orienta eu descobrir a um mês.
Olá Joana, essas queixas não me parecem ser da coluna. Procure um bom clinico geral.
Dr eu tenho dores na lombar fiz ressonância magnética e estava tudo normal disse o meu ortopedista. Mas no mesmo relatório dizia prováveis hemangiomas intra ósseos nos corpos vertebrais em D12 e L5 mas o ortopedista disse que isso era normal que quase toda agente tem isso não sei o que fazer , pode me aconselhar obrigada
Rosana, na grande maioria das vezes são lesões benignas que não requerem tratamento específico.
Dr meu esposo perdeu os movimentos dos membros inferiores, fez vários exames ressonância, o médico falou que era uma compreensão da medula, fez a cirurgia a dois meses ainda está sentindo os mesmo sintomas ainda não voltou a andar, pernas continua dormentes, a resultado da biópsia hemangioma, gostaria de saber se ele pode voltar a andar
Francisca, não ficou claro. Seu marido foi operado do hemangioma?
Muito bem explicado, doutor. Agradeço pelo seu tempo dedicado a esclarecer tudo isso.
Eu tenho uma dúvida: mesmo tomando o remédio que o médico prescreveu, ainda sinto bastante dor. No meu caso, ainda não está indicada a cirurgia. Gostaria de saber se há formas de aliviar essa dor em casa enquanto sigo com o tratamento de fisioterapia.
Algo como receitas caseiras, aplicação de arnica, uso de compressas (quente ou fria). O que posso fazer para aliviar um pouco esse desconforto enquanto estou em casa?
Muito obrigada pela atenção!
Olá, eu descobri hoje com o resultado de ressonancia magnetica que eu tenho foco de tecido adiposo angiomatoso na L1 e L3 e desidratacao nas vertebras L2 e L3.
Não sei a quem recorrer porque soube pelo SUS e eles não têm esse procedimento aberto assim ao público.
No meu caso estou com extrema dor, não consigo sentar e nem ficar muito tempo em pé, máximo de 7min.
Preciso de ajuda! É uma dor 5x maior que quando tive cálculo renal..
Laura, não ficou claro se sua vértebra está fraturada. Hemangiomas agressivos ou associados a fratura podem se beneficiar de cirurgia. Os demais, não.