Fisioterapia aquática para coluna vertebral
A cada ano aumenta o número de pessoas com problemas na coluna, como dor nas costas, desvios posturais e hérnia de disco. Essas condições provocam diminuição das atividades da vida diária e piora da qualidade de vida. Isso tem levado indivíduos a buscarem diferentes métodos de tratamentos, desde os mais tradicionais aos alternativos.
A fisioterapia aquática (antes chamada de hidroterapia) é uma especialidade da fisioterapia que vem crescendo no tratamento de problemas da coluna vertebral. Sua principal característica é promover efeitos de melhora física e conforto, oferecido pela água quente (temperaturas acima de 34°C), além de possuir aspecto lúdico para o paciente.
Como tudo que envolve água, a fisioterapia aquática apresenta vários benefícios para o corpo. Ela difere da hidroginástica, fundamentalmente por ser modalidade procurada por indivíduos com queixa de dor, dificuldade de movimento e que necessitam relaxar a musculatura. A temperatura da água, nesse caso, deve ser maior que 34°C. Para alívio da dor e diminuição da tensão muscular, temperaturas acima de 36°C se tornam eficazes, além de favorecerem melhora da circulação sanguínea.
A flutuação é outro princípio físico da água que modifica o peso corpóreo de acordo com a área imersa. Com imersão até a região do tronco, o peso do corpo diminui cerca de 75%. Com imersão até o umbigo, reduz pela metade. Isso faz com que haja menor impacto e dor para realizar atividades como andar e correr (dentro da água). O menor impacto possibilita ao fisioterapeuta realizar atividades físicas que não seriam possíveis fora da água, acelerando o retorno às atividades funcionais do paciente.
FAQ – perguntas e respostas mais frequentes.
Sim. Essa é uma das principais indicações dessa modalidade, ou seja, controle da dor aguda.
Sim, após o controle da dor o fisioterapeuta prosseguirá com fortalecimento muscular da coluna, condicionamento muscular e cardiopulmonar.
Não existe restrição de idade. Fisioterapia aquática pode ser realizada desde crianças até pessoas idosas.
Sim. O paciente não pode apresentar lesões na pele, doenças infectocontagiosas em atividade, condições clínicas instáveis, como hipertensão arterial e diabetes não controlada.
O tempo de tratamento para problemas da coluna varia de acordo com o tipo e a gravidade da lesão. De modo geral, se observa melhora das dores e retorno a vida normal em 10 a 15 sessões.
Autor: Fabio Jakaitis
- Mestre em Reabilitação Vestibular e Inclusão Social pela Universidade Bandeirante de São Paulo.
- Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Educação e Cultura do ABC.
- Pós Graduação em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP.
- Fisioterapeuta Sênior do Hospital Israelita Albert Einstein.
- Coordenador da Pós Graduação em Reabilitação Aquática e do curso de atualização em fisioterapia aquática neurológica do Hospital Israelita Albert Einstein.
- Professor do curso de fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID.
Tenho Fibromialgia é preciso de fazer hidroterapia ou fisioterapia aquática para melhor as dores intensas, como consta em Santos na Av Ana Costa tem essa modalidade aquática? Como faço para iniciar o tratamento e qual o preço dessa modalidade?
Aguardo retorno
Grato
Washington
Amei o contéudo, e quero fazer parte do vosso grupo núcleo ou sistema.
Meu whatsapp +244 934 606 203
Muito obrigado e bem vinda.