Caminhar faz bem para a coluna?

Existe controvérsia em relação ao papel de atividades esportivas em relação à coluna vertebral. Alguma perguntas são frequentes sobre esportes e coluna vertebral. Dentre as questões mais comuns, são exemplos:

  • Caminhadas causam impacto excessivo para coluna?
  • Eu tenho dor nas costas com frequência. Caminhar ajuda ou atrapalha?
  • Se eu caminhar, após quanto tempo perceberei melhora nos sintomas de dor nas costas?
  • Existem pesquisas médicas sobre o assunto?

Apresentamos recente pesquisa científica sobre essa questão. O objetivo do estudo foi avaliar o impacto das caminhadas na melhora da queixa “dor lombar“.

 

Sim, caminhar faz bem para a coluna. Essa foi a conclusão de recente pesquisa* que revisou a literatura médica sobre o assunto.

Sobre o estudo

Trata-se de revisão sistemática da literatura, tipo de estudo amplo, que revisa as melhores pesquisas sobre os assunto. Sobre o tema em questão, 6 pesquisas foram consideradas consistentes e serviram de base para as análises apresentadas.

De acordo com o estudo, em pacientes com dor lombar crônica, fazer caminhadas foi efetivo no controle da dor e na redução da limitação física. Os paciente foram analisados em diferentes períodos: até 3 meses de treinamento; entre 3 e 12 meses; acima de 12 meses de caminhadas. Então comparou-se queixa de dor lombar do indivíduos praticantes de caminhadas e comparou-se com pessoas sedentárias.

Os resultados foram interessantes e convincentes.

Em relação aos resultados, observou-se que melhora dos sintomas de dor nas costas ocorreu tanto em curto quanto longo seguimento clínico.

Algumas recomendações, entretanto, merecem ser ressaltadas:

  • caminhe a passo rápido (dentro das suas possibilidades), com calçados e roupas apropriadas;
  • mantenha a postura ereta e evite se inclinar para a frente enquanto caminha;
  • use pedômetro ou aplicativos para acompanhar seu progresso e se manter motivado.

TRATAMENTO CONSERVADOR DAS LOMBALGIAS

Dor na coluna

Caso tenha interesse em saber mais cobre essa pesquisa, clique abaixo:

*The effects of walking intervention in patients with chronic low back pain: A meta-analysis of randomized controlled trials. Musculoskelet Sci Pract (2018).

5 respostas
  1. Vera
    Vera says:

    Dr. Alberto, tenho um desgaste na L4 e L5, moro em Bruxelas-Bélgica, o médico que me atende disse que não é cirúrgico. Estou fazendo fisioterapia na água, já vou completar 10 sessões e ainda não obtive melhora alguma, está muito inflamada. Ele me passou uma cinta do tipo corcette, mecânica, feita pra mim, alivia as dores e ajuda a sustentar a coluna. A questão é que perdi parte da minha mobilidade, não consigo caminhar com agilidade, se sento, não consigo me levantar sozinha, se deito, não consigo me mover na cama e não me levanto sozinha. Calço sapatos, me visto e tomo banho com muita dificuldade para me mobilizar, até um espirro se torna desesperador. Tenho 47 anos e sofro com dores desde meus 23, depois da minha 1 gestação, mas chegando na Europa, o trabalho com a limpeza agravou a situação, sinto- me triste e com medo de não conseguir ter uma vida normal. Me ajude com algum conselho, estou em uma fase de inflamação muito aguda e sinto-me desanimada, fadigada, cansada e depressiva.
    Obrigada desde já.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Vera, posso dizer que 10 sessões talvez sem pouco para casos crônicos. Tratamento medicamentoso ajudam em certos casos também.

      Responder
  2. Marcia
    Marcia says:

    Eu tenho isso TB. Estive assim. Dei tempo ao tempo. Já desinflamou sou anti remédios. Tem exercícios q só retardam a melhora. Fiz 1 mês de Pilates exercícios de mobilidade com fisiorerapeuta e só vou a pé pro trabalho e volto. Ou seja caminho 45 minutos TD dia. Só esse exercício ..

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *