Acupuntura é procedimento médico que utiliza inserção e manipulação de agulhas metálicas em determinadas partes ou pontos do corpo, que visa tratamento de muitas condições clínicas, assim como à manutenção da saúde. Essa técnica terapêutica é originária da China e faz parte de um grupo de conhecimentos médicos desenvolvidos ao longo dos últimos 2.500 anos, denominados de Medicina Tradicional Chinesa (MTC).
A palavra “acupuntura” é adaptação ocidental do conceito chinês e deriva do latim “acus” (agulha) e “puntura” (perfuração). Em chinês, essa técnica é denominada “Jin Huo”, que significa metal e fogo, o último referindo-se ao uso de mocha (cones feitos de erva Artemísia), que acesos estimulam os pontos de acupuntura.
A acupuntura denota técnicas de inserção de agulhas através da pele, nos tecidos abaixo dela, em várias profundidades, direções e pontos estrategicamente planejados, que objetivam efeito terapêutico. Embora a definição de acupuntura se refira à “agulha” como necessária, somente isso não é suficiente, assim como o bisturi não nos dá uma definição adequada do que é cirurgia. O ato de agulhar um tecido para obter determinado efeito terapêutico não está separado do contexto no qual a agulha é aplicada – ou seja, como está sendo usada, em que região, a que profundidade, em quantas e quais localizações, por quanto tempo, em que situações e por quê. Os padrões de agulhamento são designados de acordo com a localização, a natureza e a duração dos problemas a serem tratados.
A maioria dos pacientes se sente confortável com a estimulação. Naqueles que nunca fizeram acupuntura, pode-se iniciar com estimulações mais leves e superficiais e, à medida que se vão acostumando e ficando mais à vontade com o método, quando necessário, aumenta-se aos poucos a intensidade da estimulação.
No Brasil, a acupuntura é uma especialidade médica regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina desde 1996. Os médicos especializados na área cumprem um extenso programa de Educação Médica em Acupuntura, e são submetidos a uma validação de Título de Especialista em Acupuntura (TEA), pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Colégio Médico de Acupuntura (CMA). Na acupuntura médica, os tratamentos são planejados para integrar acupuntura, outras terapias complementares e inclusive, se necessário for, medicação alopática.
Veja a resolução do Conselho Federal de Medicina sobre regulamentação da acupuntura no Brasil.
Sabe-se, basicamente, que a estimulação de pontos de acupuntura – ou acupontos – desencadeia reações neurológicas e hormonais locais e sistêmicas, com a liberação de substâncias bioquímicas, neurotransmissores e hormônios em diferentes níveis dos sistemas do organismo. Tudo isso resulta em processos regenerativos, analgésicos, anti-inflamatórios e antidepressivos.
Quando deparamos com doenças da coluna vertebral é fundamental fazer o diagnóstico correto da causa etiológica que está levando a manifestação dos sintomas, sejam eles dor nas costas ou irradiada para os membros (devido a compressão de nervos na coluna). Essa etapa deve ser feita em conjunto em médico especialista em coluna.
A idéia é triar os casos e propor terapêutica efetiva, através de tratamento clínico reabilitacional, incluindo em muitos casos o uso das técnicas de acupuntura, infiltrações ou cirurgia. A abordagem não é limitada em apenas dissipar a dor, mas também entender mecanismos associados, mecânicos, posturais e emocionais que perpetuam o quadro doloroso. O objetivo é quebrar o círculo vicioso de descompensações da melhor forma possível.
Acupuntura é terapia integrativa para tratamentos de coluna, devido a sua função anti-inflamatória, relaxante muscular, além de promover melhora do padrão do sono, redução da ansiedade e do estresse.
Veja também:
Dor lombar: entenda tudo sobre o problema
Médico Ortopedista Especialista em Coluna
Dor é a principal queixa dos pacientes. Ela é mecanismo de alerta do corpo e ocorre sempre que um tecido estiver lesado, o que permite reação com o intuito de remover o estímulo agressor. Pode ser aguda (repentina, com duração limitada) ou crônica (persistente, durando meses ou anos). Quando crônica, ela pode ser limitante ao extremo, proporcionando sofrimento físico e emocional e atrapalhando consideravelmente a qualidade de vida e o bem-estar do paciente.
Autor: Dr. Mário Sérgio Rossi Vieira
Médico Graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).
Residência Médica em Fisiatria pela FCMSCSP.
Especialização em Medicina Esportiva pela Escola Paulista de Medicina (EPM-UNIFESP) e em Acupuntura pelo Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa (CEIMEC).
Mestrado em Medicina pela FCMSCSP.
Treinamento clinic na Tianjin University of Traditional Chinese Medicine (China) e no Institute of Mind and Body Medicine da Harvard Medical School (EUA).
Especialização em acupuntura médica da Harvard Medical School (HMS Acupuncture Course for Physicians).
Médico do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) desde 2005, contribuiu para a elaboraração dos protocolos institucionais de atendimentos médicos em acupuntura da Instituição.
Dentre as condições que podem afetar a coluna vertebral, destaca-se a hiperlordose. É importante ressaltar…
Espondiloartrose significa desgaste da coluna. Trata-se de termo amplo e abrangente para diversos tipos de…
Osteopenia é termo médico utilizado para casos de redução da massa óssea, fato que torna…
O teste de Lasègue é a manobra mais utilizada por especialistas em coluna vertebral para…
Observadas pela primeira vez pelo médico norte-americano Michael Modic, nos anos 80, as lesões de…
A coluna vertebral vista de lado possui curvaturas naturais. Dentre elas, a lordose cervical possui…
View Comments
Já tive estenose na terceira e quarta vertebras da coluna, fiz cirurgia e agora15 anos depois eu voltei a sentir calor e frio nos pés. Será que pode ser um problema na coluna?
Caro Luiz, sim, estenose pode ocorrer novamente, tanto no local operado quanto em outras partes da coluna. Precisa investigar melhor.
Eu estou com problema na coluna cervical cid 54.2 Cervicalgia e prejudicou meu braço, apresentando tendinite
Sinto muita dor no pescoço, cabeça e braço direito, incomoda até pra usar celular
Eu preciso de ajuda, o ortopedista que fui me disse que isso não é nada grave que eu possa me preocupar, não me apresentou solução nenhuma, peço a Deus que um dia ele tire de mim essa dor infeliz.
Dr. Alberto, hoje estou com 51 anos. No ano passado, 2021, no dia 13 de setembro, fiz uma artrose da T4 a S1... tinha uma escoliose com uma curva de mais ou menos 70 graus... a cirurgia corrigiu a escoliose, porém me causou uma tendinite e bursite no quadril e ainda sinto dores enormes... ainda estou fazendo fisioterapia, faço pilates... uso o adesivo de Restiva para minimizar as dores.
Gostaria de saber se com o passar do tempo essas dores irão diminuir e até passar?
Ainda me sinto muito limitada para algumas tarefas simples... não consigo me dormir de barriga para baixo... apresento comprometimento na marcha sinto dores/incômodo nas escápulas... outros médicos que veem a minha cirurgia dizem que ela ficou muito bem feita... mas foi uma cirurgia de grande porte... daí a recuperação ser tão lenta??
Olá Goretti, uma no costuma ser tempo suficiente para recuperação de cirurgia de escoliose. Precisaria entender melhor o contexto atual.
Boa tarde Dr. Gostaria de saber sobre o tratamento da coluna de Espondilose dorsal. Se o tratamento por meio da acupuntura é caro e se tem aqui em Santos. Eu moro em São Vicente então fica mais fácil.
Tenho 67 anos e sofro da coluna há décadas. Está semana fui fazer uma tomografia computadorizada do tórax e acusou Espondilose dorsal.
Gostaria de saber se tem uma clínica aqui na baixada santista e qual o valor de cada sessão de acupuntura e quantas sessões serão necessárias para o tratamento.
Desde já agradeço muito obrigada.
Olá Ivone, infelizmente nas sei responder sua pergunta.