Cirurgia de escoliose

Cirurgia de escoliose é necessária para curvas graves. A indicação de cirurgia depende da magnitude e da localização da curva, além da idade do paciente. Na escoliose idiopática do adolescente, a cirurgia comumente é indicada para curvas maiores que 45 a 50 graus com falha no tratamento clínico. O principal benefício da cirurgia de escoliose é prevenir problemas cardíacos e pulmonares decorrentes da deformidade da coluna, além da melhora estética.

A cirurgia mais comum para escoliose

A artrodese (fusão) é a cirurgia mais comum para escoliose e serve para solidificar parte da coluna. Apenas as partes mais rígidas e deformadas da coluna são artrodesadas. As demais partes da coluna permanecem com movimento normal. Isso é importante no processo de reabilitação e para atividades cotidianas após a cirurgia. Veja a seguir exemplos de curvas idiopáticas frequentes em adolescentes.

Escoliose torácica

Tipo mais frequente em adolescentes com escoliose. A parte central da coluna é mais rígida. Nesses casos a artrodese mais comum é apenas da curva torácica, de modo que a curva lombar se acomoda espontaneamente sem necessidade de fusão.


Escoliose idiopática, curva torácica. Deformidade típica e correção cirúrgica. Fonte: acervo do Dr. Alberto Gotfryd. Publicação autorizada pelo (a) paciente.

Radiografias de escoliose idiopática, curva torácica. Artrodese seletiva torácica. Fonte: acervo do Dr. Alberto Gotfryd. Publicação autorizada pelo (a) paciente.

Escoliose lombar

A parte inferior da coluna é mais rígida. Nesses casos a artrodese mais comum é apenas da curva lombar, de modo que a curva torácica se acomoda espontaneamente sem necessidade de fusão.

Deformidade típica de escoliose lombar e correção cirúrgica. Fonte: acervo do Dr. Alberto Gotfryd. Publicação autorizada pelo (a) paciente.

Radiografias de escoliose idiopática, curva lombar. Artrodese seletiva lombar. Fonte: acervo do Dr. Alberto Gotfryd. Publicação autorizada pelo (a) paciente.

Escoliose dupla (torácica e lombar)

Ambas curvas, dorsal e lombar são rígidas. Nesses casos a artrodese é feita tanto na curva lombar quanto na torácica.

 

Escoliose idiopática, dupla curva verdadeira (torácica e lombar). Deformidade típica e correção cirúrgica. Fonte: acervo do Dr. Alberto Gotfryd. Publicação autorizada pelo (a) paciente.

Radiografias de escoliose idiopática, curva torácica e lombar. Artrodese dupla (torácica e lombar). Fonte: acervo do Dr. Alberto Gotfryd. Publicação autorizada pelo (a) paciente.

 

Saiba mais: 


Indicação cirúrgica de escoliose

Ao longo das últimas décadas, alguns estudos acompanharam a história natural da escoliose idiopática em adolescentes, a fim de compreender quais curvas teriam chance de piorar ao longo do tempo e quais curvas estacionariam. Curvas acima de 45 graus em indivíduos em fase de crescimento ou curvas acima de 50 graus em adultos apresentam piora lenta e gradual durante a vida e, por isso, devem ser freadas e corrigidas definitivamente com cirurgia. Entretanto, os valores angulares para cirurgia não são iguais para todos os pacientes e podem variar de acordo com a idade óssea e localização da curva (torácica ou lombar).

Passos fundamentais na cirurgia de escoliose:

  1. Instrumentação: inicialmente, inserem-se implantes vertebrais, que serão utilizados como pontos de apoio para correção da curva. Os implantes mais utilizados são parafusos pediculares e ganchos ósseos.

  2. Correção: As vértebras deformadas são conectadas a duas hastes metálicas longas. Nesse momento, aplicam-se manobras de correção. Existem diferentes manobras para alinhar a coluna. A escolha da técnica depende do tipo e da localização da curva, além da preferência do cirurgião.

  3. Enxertia óssea: adiciona-se enxerto ósseo em toda extensão da artrodese. O enxerto ósseo servirá como ponte entre as vértebras e com o passar do tempo solidificará. O enxerto ósseo pode ser do próprio paciente, sintético ou ambos.

Parafusos pediculares utilizados na cirurgia de escoliose.




Vídeo: parafusos na coluna vertebral: quando e porque usar


Cicatriz de escoliose

É natural que pacientes tenham preocupação com a cicatriz cirúrgica da escoliose. As cirurgias de escoliose são realizadas quase sempre pela parte de trás das costas, na região central. O tamanho da cicatriz varia de acordo com cada tipo de curva: apenas torácica, apenas lombar ou ambas. A sutura da pele é feita com pontos internos (os mesmos utilizados em cirurgia plástica) que promovem melhores resultados estéticos. Além disso, no pós operatório recente, recomenda-se avaliação dermatológica especializada para orientações quanto a cremes para suavização da cicatriz.

Como é o pós operatório de cirurgia de escoliose?

Após  a correção cirúrgica, o tempo médio de internação é de 5 dias. Por volta do terceiro dia é possível caminhar. Medicações para dor são administradas para que o desconforto nas costas seja minimizado. Após 30 dias é possível voltar para escola ou trabalho. Exercícios são liberados de forma progressiva 3 meses após a cirurgia. Liberação total para todos os esportes ocorre 1 ano após a operação.


Esportes após cirurgia de escoliose

É possível praticar esportes após cirurgia de escoliose, inclusive em nível competitivo. Existem diversos exemplos mundiais de atletas que foram submetidos a cirurgia de escoliose e retornaram a competições profissionais, inclusive com participações em olimpíadas. É importante destacar que o tipo de curva (torácica ou lombar) e o nível da artrodese possuem papel importantes na flexibilidade pós-operatória e, consequentemente, no rendimento para certas modalidades esportivas. Esportes recreacionais, por sua vez, são recomendados de rotina após cirurgias de escoliose. Para todos os casos deve-se respeitar o período de maturação do enxerto ósseo que é de aproximadamente seis meses para a maioria dos casos.

Exemplos de atletas profissionais que foram submetidos a cirurgia de escoliose e continuaram a competir: 1. Jessica Ashwood (Natação); 2. Ashlyn Fiorilli (Natação); 3. Kyra Condie (Escalada); 4. Mikey Jacobsen (Basquete); 5. Madilyn Cole (Volley). Fonte: domínio público.


Escoliose congênita

As deformidades congênitas ocorrem por pequeno defeito vertebral que ocorre ainda no período gestacional. As vértebras podem se desenvolver parcialmente (hemivértebras) ou serem grudadas (barras ósseas). As escolioses congênitas possuem maior probabilidade de piorarem ao longo do tempo. Casos progressivos são tratados com cirurgias.

Escoliose congênita por hemivértebra lombar. Cirurgia de ressecção de hemivértebra e artrodese curta. Fonte: acervo do Dr. Alberto Gotfryd. Publicação autorizada pelo (a) paciente.



Crianças pequenas com escolioses graves

Quando presentes em crianças menores que 10 anos de idade, escolioses são denominadas de início precoce. Algumas escolioses de início precoce pioram e se tornam graves, apesar do tratamento conservador com gesso ou colete. Em crianças pequenas com escolioses graves, deve-se postergar a artrodese. O motivo é evitar que o tórax não se desenvolva o suficiente e isso possa atrapalhar o funcionamento adequado dos pulmões.

Nesse tipo de escoliose, podem ser realizadas cirurgias de crescimento da coluna, em que não há artrodese. Os alongamentos cirúrgicos são repetidos a cada 6 meses (esse tempo é variável), até que, ao final do tratamento, o tronco esteja suficientemente desenvolvido para receber a artrodese definitiva.

Radiografias de escoliose de início precoce. Sistema de crescimento (growing rod). Fonte: acervo do Dr. Alberto Gotfryd. Publicação autorizada pelo (a) paciente.

Veja também:

 

Vídeo: pós operatório de Escoliose idiopática

123 respostas
  1. HELLYTON S PEREIRA
    HELLYTON S PEREIRA says:

    Boa tarde, tenho escoliose severa, antes não sentia dor, mas faz 2 anos que venho sofrendo com dificuldade de respirar, dor nas costas… Tenho 28 anos, posso fazer cirurgia? Corro risco de morte na cirurgia, por ter uma idade avançada?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Hellyton, 28 anos não é considerado idade avançada para cirurgia de escoliose, embora grande parte dos pacientes opere na fase da adolesecência.

      Responder
  2. Anna Beatriz
    Anna Beatriz says:

    oi, tenho escoliose e de um tempo para cá venho sentindo umas dores bem desconfortáveis, a questão da cirurgia me veio a mente, n sei se realmente preciso dela, mas queria saber se no periodo pós recuperação da cirurgia a mobilidade da coluna permanece a mesma de antes ou fica limitada?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Anna, no período pós operatório recente costuma haver limitação de movimento tanto por dor quanto por receio do paciente. Isso melhora ao longo do tempo. Sobre a mobilidade tardia, isso depende da extensão da artrodese. Em geral curvas torácica apenas não geram limitação, ao contrário das curvas lombares.

      Responder
  3. .
    . says:

    Olá Dr.Alberto, tenho 30 anos, em torno de 45 graus de escoliose. Já é indicativo de cirurgia? Até que idade seria limite para fazer uma cirurgia de escoliose?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Boa noite, 45 graus em adultos é valor numérico limite para decidir entre operar ou observar apenas. Nessa situação outros fatores devem-se levados em conta, como localização da curva, presença de dor e aparência estética.

      Responder
  4. Daiane
    Daiane says:

    Boa tarde Dr.! sou do Paraná, tenho uma filha de 10 anos com escoliose em S, segundo percebe-se no Raio-X (feito ha 6 meses atras), já a levei em 3 ortopedistas diferentes (inclusive o ultimo foi paga consulta) e dois deles falaram em cirurgia e 1 deu encaminhamento para o neurocirurgiao avalia-la (estou aguardando consulta pelo SUS), ela faz fisioterapia desde outubro e, segundo a fisioterapeuta, a regiao da coluna que estava embaixo da paleta já não está mais (o que percebe-se pois o ombro dela já está nivelado). Todos os médicos mandaram ela simplesmente se abaixar e tentar encostar a ponta dos dedos no pé, nenhum a avaliou de outra forma. o Dr. Sergio Luiz Cochinski (da consulta paga, em Ponta Grossa) disse que a curva dela tava em 70 graus pelo RX (mesmo eu falando do exame ter sido feito há 6 meses e ela estar fazendo fisioterapia desde outubro, ainda debochou perguntando onde eu me informei que fisioterapia ajuda/resolve escoliose). o que devo fazer?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Ola Daiane, fisioterapia ajuda (junto com colete) no controle da doenças em casos moderados, entre 25 e 40 graus, durante a fase de crescimento. Após 70 graus, as curvas costumam ser tratadas com cirurgia.

      Responder
    • Rosilane
      Rosilane says:

      Oi Daiane , sou de Alagoas minha filha tem escoliose é fará a cirurgia nesse mês de setembro 2021, pelo SUS .aqui e em Recife está tendo uma fila de espera onde está ocorrendo as cirurgias mais rápidas sei que é distante para você mais acredito que seria interessante você apurar as informações. já ouvi relatos de mães que passaram 5 anos na fila de espera . Minha filha ficou 6 meses esperando ,teve pessoas que passaram menos meses.boa sorte!

      Responder
  5. Maria Aulenir
    Maria Aulenir says:

    Olá tenho um filho com 5 anos com escoliose congênita grave ,levei ao médico ele disse q só poderia fazer cirurgia qd ele tivesse n máximo 12 anos e ainda falou q era muito difícil muitos n sobreviver até face adulta ,tô com o coração n mão depois q ele falou isso . queria q o Dr me desse um conselho se faço ou n essa cirurgia 😢

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Maria. Cada caso é único, mas temos pacientes operados de escoliose congênita mais novos, inclusive na idade do seu filho. Acho que vale consultar outra opinião.

      Responder
  6. Vanessa
    Vanessa says:

    Olha!! Minha mãe tem 84 anos , tem escoliose de 48 graus , e está dificultando ela respirar. Gostaria de saber se e aconselhável ela fazer a cirurgia. Ou tem outro tratamento pra melhorar a respiração?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Boa noite Vanessa, aos 84 anos podem haver outros fatores que limitam a respiração além da escoliose. Além disso, 48 graus é valor relativamente baixo para gerar disfunção pulmonar. Por fim, nessa idade costumo ser mais conservador nas indicacões cirúrgicas.

      Responder
  7. Fernando Costa
    Fernando Costa says:

    Boa noite, Doutor! Me chamo Fernando, na última consulta que fiz minha escoliose estava com curvatura de 68 graus sinto muito desconforto para respirar , dores nas costas e outros incômodo! Tenho 28 anos e um desejo muito grande de fazer essa cirurgia… gostaria de indicação de seu consultório quero saber a respeito da cirurgia, eu era pra ter feito quando adolescente mas ouve um contratempo que não pude fazer… obrigada

    Responder
  8. Suellen
    Suellen says:

    Tenho 26 anos e tenho 35° de escoliose esteticamente é horrível tenho depresso por conta disso , mais o médico fui insiste em RPG e não adianta eu quero fazer a cirurgia Dr .! Eu consigo fazer a cirurgia se eu quiser fazer ?

    Responder
  9. Luana
    Luana says:

    Tenho 24 anos,já fiz duas cirurgias quando eu era criança.
    Estou com uma dúvidas porque na maioria das cirurgias que eu pesquisei o médico usa “parafusos” e na minha cirurgia o médico não usou nada disso ele fez enxerto e raspagem no osso ,isso é normal ? E eu fiquei com uma corcunda literalmente. Até hj desde meus 11 anos tenho essa corcunda

    Responder
  10. Roselaine
    Roselaine says:

    Dr boa tarde, tenho 32 anos e tenho escoliose, porém ela está aumentando o grau, já está com 60 graus, cada ano aumenta um pouco, o médico me indicou cirurgia
    Porém tenho muito medo, tem alguma outra solução?

    Muito obrigada

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Roselaine, com 60 graus há indicação de cirurgia mesmo. Outros tratamentos não são eficazes para resolver o problema nesse estágio.

      Responder
  11. Francisco
    Francisco says:

    Olá, doutor. Aos 13 anos, eu fiz cirurgia de artrodese para corrigir a escoliose. mas eu ainda fiquei com uma deformidade estética nas costas, uma gibosidade que me impede de encostar na parede e no encosto da cadeira, é algo que me incomoda tanto no aspecto físico quanto no conforto de se sentar ou deitar no chão por conta da gibosidade, Atualmente tenho 25 anos, seria possível fazer alguma outra cirurgia para corrigir essa gibosidade que permaneceu mesmo após a artrodese?

    Responder
  12. MARIELE CORREA DA SILVA
    MARIELE CORREA DA SILVA says:

    Boa noite, tenho 56anos tenho uma escoliose bem acentuada só não sei o grau porque os médicos nunca me falaram, fui indicada para fazer cirurgia só que por vários fatores pessoais não foi possível na época. O pode me dizer se eu ainda tenho possibilidade de fazer ou seja ainda é viável?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Boa noite Mariele, é possível correção de escoliose aos 56. Porém é fundamental avaliar se você precisa de cirurgia atualmente.

      Responder
  13. Adylson Valdez
    Adylson Valdez says:

    Prezado dr. Gotfryd: eu e minha mãe somos portadores de escoliose severa. Eu tenho 60 anos e minha mãe 84. No meu caso, a curvatura era de 30 graus, mas, há alguns anos a curvatura aumentou mais 9 graus, e, por isso, comecei a sentir dores e ter dificuldades na caminhada; juntando-se a isso, ainda por cima tenho fibromialgia e uma lesão no menisco do joelho esquerdo. No caso de minha mãe, ela conseguiu ter uma vida normal, mas, de uns sete anos para cá começaram dores fortes no final da lombar e a escoliose (não sei qual era o grau) aumentou. Recentemente ela teve uma queda e houve uma fratura na lombar. Por causa disso, as dores pioraram e a coluna envergou tanto, que ela agora tem a postura muito torta, havendo inclusive inclinação da cervical e da cabeça. É possível nós dois nos submetermos a cirurgia de coluna para corrigir a escoliose? Muito obrigado.

    Responder
  14. Ezequiel
    Ezequiel says:

    Olá, tenho 25 anos e uma escoliose de 20º na coluna. Se eu quiser, eu posso optar por fazer uma cirurgia para corrigir essa distorção, tenho vergonha das minhas costas, e por conta disso eu me sinto altamente desconfortável para andar sem camisa, e sem fala que essa curvatura atrapalha em alguns exercícios na academia.

    Responder
  15. Nilson
    Nilson says:

    Ola, fui indicado pelo meu medico a fazer a cirurgia, queria saber se existe cirurgia que nao necessita de pinos nas costas Ate por que ele me disse que eu iria fazendo eu teria uma vida normal e poderia praticar esporte como futebol etc

    Responder
  16. Rafaela de Souza Santos
    Rafaela de Souza Santos says:

    Ola, fiz cirurgia de escoliose. A minha é congênita.
    Mas fiquei com o lado esquerdo muito rígido, duro, e o lado direito ainda está com a cifose e fundo, sinto muita agonia pois parece que sinto só os ferros no lado esquerdo

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Andersom, curvas leves após a maturidade de crescimento possuem baixo risco de progressão. Dessa forma não requerem tratamento específico.

      Responder
  17. vanessa
    vanessa says:

    dr eu cai de corpo todo o chao, e agora minha coluna ta doendo, tenhp 15 anos fiz a cirurgia correçao de escoliose com 10 anos, eu to c muito medo acha q eu devo ir no meu medico? raio x e etc pra ele avaliar?

    Responder
  18. Rafael
    Rafael says:

    Boa noite Dr Alberto tenho um filho PC com 16 anos e o ortopedista ja solicitou exames pré-operatorios para ele. Tenho muito receio quanto ao pós operatorio. Como disse ele e PC e tem o cognitivo afetado (nao respode a comandos básicos) tenho receio que ele sinta dor nas costas(devido a fase de crescimento não sei se ha interferencia), quanto a recuperação no geral, faz fisioterapia e nunca utilizou o colete.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Rafael, a cirurgia para correção de escoliose em PC não é pequena, mas traz benefícios para o futuro, Sei que a decisão náo é fácil, pois também envolve riscos.

      Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      A cirurgia de escoliose é segura. Os riscos são baixos e envolvem infecção e piora neurológica (fraqueza nas pernas). Ambos são muito pouco frequentes.

      Responder
  19. Cristiane
    Cristiane says:

    Olá Doutor, tenho 15 anos e tenho uma listese de 50% na l5s1, tbm tenho escoliose 30, gostaria de saber se a causa da escoliose lombar pode ser por conta da listese , estou pensando em fazer a cirurgia pra corrigir a listese, se eu fizer a cirurgia a escoliose pode diminuir um pouco? obrigada.

    Responder
  20. Vanessa Ribeiro Vezzali
    Vanessa Ribeiro Vezzali says:

    Boa noite Dr. minha filha tem 11 anos e foi diagnosticada com escoliose grau 78 e 62 na lombar. A taxa de progressão dela esta muito alta, ela ainda não menstruou, seria necessário esperar a menarca para realizar a cirurgia com um grau e a taxa de progressão alta ?

    Responder
  21. Daviannys
    Daviannys says:

    Boa noite Dr. Tenho 18anos e escoliose. No começo o ortopedista me solicitou um raios x na qual deu desviação de 46° ele me mandou ir agora final do ano. Eu bati novamente o raios x e agora tá dando 50.6° será necesario cirugía?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá, nesse tipo de valor angular existem vários fatores para definir necessidade de cirurgia ou não. Recomendo avaliação especializada.

      Responder
  22. Mariane
    Mariane says:

    Quem tem escoliose e passa por uma cirurgia, após 3 meses começa fisio, RPG e etc…
    Quanto anos em média o médico libera 100% do acompanhamento?
    No caso a calcificação ocorreu em cima e no meio, embaixo não, faço exames de imagem, e tenho acompanhamento, em média quanto tempo o médico diz que está tudo Ok e me libera desse tratamento?

    Responder
  23. Malu
    Malu says:

    Tenho 49 anos e uma escoliose de 65° graus, nao operei quando adolescente. Quando a escoliose foi diagnosticada aos 16 as nos tinha 44° e indicaram acompanhar a evolução da curva, hoje tenho 65°. Posso operar vom essa idade?

    Responder
  24. Gabriel
    Gabriel says:

    Olá me chamo Gabriel
    Tenho 24 anos
    Meus pais perceberam minha escoliose em S quando estava cm 12 anos
    De lá pra cá só piorou
    Comecei a tratar fazer acompanhamento
    Até janeiro de 2018
    Eu ia uma vez por ano no médico por indicação dele
    Aí quando fui voltar nele em 2019 ele não estava mais lá e nem outro no lugar
    Sendo q desde q descobri lá em 2012 passava cm ele pelo SUS
    Aí oq aconteceu comecei tudo de novo e te agora não me chamaram em outro hospital outro médico
    Já vai pra 4 anos sem ver como está
    Acredito eu q está pior pois tô me sentindo mais limitado do q antes
    A 4 anos atrás q foi última vez q vi estava cm 54 graus mais ou menos
    Acredito que deve estar mais agora
    Oq eu faço gostaria muito de volta a tratar e se precisar operar pro meu bem operária

    Responder
  25. Bruna
    Bruna says:

    minha filha tem 4 meses e foi diagnosticada com hemivertebra cervical (c1 e c2). Ela ainda não firma totalmente a cabeça (nasceu prematura), mas é possível notar certa inclinação (as vezes, nem sempre) para o lado direito. Estou desesperada pensando em cirurgia. Existem outros tratamentos?

    Responder
  26. Neusa Barbosa
    Neusa Barbosa says:

    Gostei muito da explicação sobre a cirurgia de escoliose, meu irmão tem 34 anos e o sonho dele seria fazer a cirurgia pra levar uma vida normal ,amostrei pra ele o vídeo do doutor falando ele vibrou querendo muito conhece-lo .

    Responder
  27. Maria Clara
    Maria Clara says:

    olá, tenho 16 anos e fiz a cirurgia para escoliose torácica a 22 dias porém reparei que eu ainda continuo torta mas para o lado contrário que onde minha escoliose entortou. eu tinha 75°. gostaria muito de saber se eu vou voltar ao “normal”?

    Responder
  28. Nathalia Gonçalves
    Nathalia Gonçalves says:

    Olá tenho 25 anos e fiz uma cirurgia de escoliose quando tinha 13 anos mas minha lombar ficou torta e preciso fazer agora outra cirurgia depois de fazer a cirurgia corro risco de não engravidar por que é o meu sonho e queria realiza-lo? OBS: A minha lombar ta igual a foto mostrada acima no tópico coluna lombar só que a curvatura ta no outro lado e com 40 graus.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Nathalia, é possível engravidar após cirurgia lombar. O detalhe será em relação `anestesia na coluna. Isso às vezes tem que ser mudado.

      Responder
  29. rosana lourenço
    rosana lourenço says:

    Boa tarde
    Minha filha fez uma cirurgia de escoliose, ela tem 14 anos, e já tem 7 meses que ela operou , está com 18 pinos na coluna
    Agora com 7 meses da cirurgia esta aparecendo umas bolhas em cima da cirurgia e fica soltando um líquido
    Estou muito preucupada
    Para ajudar minha filha tem microcefalia e ela não sabe me explicar se está sentindo alguma coisa alguém pode me ajudar

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Boa tarde Rosana, realmente não é esperado sadia de líquido 7 meses após a cirurgia. Recomendo ser reavaliada pelo cirurgião.

      Responder
  30. Marcia Gonçalves
    Marcia Gonçalves says:

    Olá dr. Creio que não verá minha mensagem mas o senhor é um médico tão renomado. Ouvir falar tão bem de você na internet. Queria tanto conseguir me operar. Estou tentando entrar na aacd mas sem sucesso. A Cirugia de escoliose é muito cara particular. Preciso muito dessa cirugia de escoliose , tá muito complicado , tenho AME tipo 2 desde que nasci. Sou cadeirante. Com uns 12 anos comecei uma escoliose dorso lombar devido a fraqueza dos músculos e desde então sofro muito com a escoliose. Sonho em me operar. Espero uma resposta.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Marcia, espero que consiga ser operada brevemente. Realmente há demanda maior do que vagas para cirurgias de escoliose em serviços públicos no Brasil.

      Responder
  31. Karina
    Karina says:

    Olá! Dr. eu tenho 23 anos e descobri a escoliose por volta dos 13 ou 14 anos, nesse período eu fiz tratamento de rpg, mas não senti nenhuma mudança, atualmente eu faço pilates. A minha dúvida é que não sei se é necessário fazer a cirurgia ou tratar por outro meio, mas eu ouvi sobre quiropraxia. Eu tenho alguns desconfortos e não consigo manter a mesma posição por muito tempo, é perceptível a diferença, ou seja, é possível ver que um lado é maior do que o outro. De qualquer forma, eu sempre fui aconselhada a fazer esses tratamentos. Então gostaria de uma orientação de como proceder.
    Ps. ( Não sei o grau da minha escoliose, acredito que está na faixa de 20 a 30 graus)

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Karina, o primeiro passo é ser avaliada por médico ortopedista especialista em coluna, que irá examinar, medir radiografias e opinar sobre o caso.

      Responder
  32. Rafael Silva
    Rafael Silva says:

    Boa tarde Dr

    Meu filho tem 8 anos e é autista fã investigação de alguma síndrome que até o momento não foi achado Ada enfim, ele está com uma escoliose de 50 graus o médico que examinou ele com base em um RX tirado muito mal pq meu filho é autista então consegue ficar parado devido a super sensibilidade mas adiantou que o caso dele é cirúrgico e que tenha que colocar um alongador para crescer um pouco e desenvolver o tórax pois ele tem uma estatura baixa para a idade. Estamos com muito medo não sabemos quando ele vai operar médico pediu vários exames de imagem porém agora com sedação. Esse tipo de cirurgia vai dar qualidade de vida ao meu filho é uma cirurgia de risco de vida, após a cirurgia ele terá vida normal ?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Caro Rafael, esse tipo de cirurgia de alongamentos da coluna é capaz de prevenir a piora da curva além de auxiliar a expandir os pulmões.

      Responder
  33. Andréa
    Andréa says:

    Olá. Minha filha tem 12 anos, 66º de curva torácica e 50º de curva lombar, e vai fazer a cirurgia.
    Ela dança jazz e ballet clássico.. Há risco de não conseguir mais dançar após a cirurgia?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Andrea, sua preocupação é legítima. Na minha experiência é possível voltar a dança. Talvez a competitividade fique prejudicada, mas o lazer pode ser mantido.

      Responder
  34. Thacita Matos
    Thacita Matos says:

    Bom dia,

    Eu possuo escoliose com curvas acentuadas em “S” que passam dos 50°, minha escoliose foi observada pela minha mãe desde que comecei a sentar, mas os médicos apenas afirmaram aos 6 anos.
    Estou com 29 anos e no fim da primeira gestação. Recusei a cirurgia aos 15 devido à limitação de mobilidade, pois a artrodese seria torácica e lombar, e haveria outra haste frontal para afastar as costelas ao lado esquerdo. Gostaria de saber quais os efeitos a longo prazo que poderiam surgir devido a artrodese (em questão de mobilidade, dor, sensibilidade).

    Desde já agradeço pela atenção.

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Thacita, a escoliose por si faz com que a coluna seja mais rígida e ao longo do tempo há maior risco de desgaste prematuro, artrose e dor. Tenho diversas pacientes que são atletas, mesmo após fusões lombares.

      Responder
  35. Danieli Ortega
    Danieli Ortega says:

    Oi Dr.
    Tenho escoliose lombar grau 25, artrose,bicos de papagaio. Já operei 3 hérnias. Sinto dores,trabalho dirigindo,viajando e é uma tortura. Já fiz RPG, fisioterapia, infiltração e nada resolve. Será que consigo operar?

    Responder
  36. Luiza
    Luiza says:

    Boa tarde meu filho tem 18 anos tem algumas comorbidades paralisia cerebral tem uma escoliose grave com mais de 70% comprometido tem que fazer artrodese e enxerto ósseo . Gostaria de saber o enxerto tem que ser compatível com o dele ou não?

    Responder
  37. Ana clara
    Ana clara says:

    Tenho 15 anos e a última vez q fiz raio x eu tava com 21 graus, sinto bastante dor incomoda mt e sinto falta de ar a fisioterapia n está ajudando muito na dor, queria saber se posso fazer a cirurgia com 21 graus?

    Responder
  38. Tainá
    Tainá says:

    Olá boa tarde,meu namorado tem 17 anos e tem escoliose grau 43 os médicos disseram que ele não pode usar colete por causa da idade e também só pode fazer cirurgia com grau 60 de escoliose ele quer começar academia pra ver se pode amenizar um pouco a dor e melhorar a postura oq seria recomendado ele fazer?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Tainá, esses caso de curvas limítrofes devem ser observados de tempos em tempos para avaliar se há piora ou se a curva estaciona.Nesse intervalo exercício posturais são bem vindos.

      Responder
  39. Manuel Pardo
    Manuel Pardo says:

    Olá,
    minha filha tem 11 anos 45º de escoliose idiopática torácica, ainda não teve a menarca.
    O médico indicou a necessidade de uma cirurgia com colocação de hastes quando o crescimento estiver diminuindo após a menstruação. Até lá um colete para evitar a progressão.

    Tenho lido bastante a respeito dos avanços tecnológicos nas cirurgias de escoliose principalmente a VTB (Vertebral Body Tethering) em relação a cirurgia com colocação de hastes.

    1) O que vc tem a dizer sobre essa técnica VTB ?

    2) Ela já realizada e autorizada no Brasil, vc realiza?

    3) inclusive existe nos Estados Unidos um nova técnica que é um avanço maior ainda em relação a VTB, chamada ASC (Anterior Scoliosis Correction do médico Dr. Antonacci) , onde além do alinhamento reticular há maiores ganhos na rotação em relação a VTB. Onde a VTB e a cirurgias de hastes falham, a ASC consegue corrigir.

    Você poderia comentar algo a respeito dessas 3 perguntas?

    Muito obrigado por proporcionar esse canal para interação!

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Manuel, esse tipo de cirurgia ainda não está sendo realizada no Brasil. Existem vantagens e desvantagens no método. Mas se realmente tiver interesse nisso, acredito que terá que passar em avaliação no exterior. abraços

      Responder
  40. Camile Vitória
    Camile Vitória says:

    Doutor, tenho 19 anos, minha escoliose é do tipo S 43 graus de cobb e nunca tive nenhum tratamento para escoliose mas faz alguns anos q eu tenho sentido mt desconforto na lombar e no lado direito das costas, seja sentada, deitada, praticando exercícios ou ficando em pé por mt tempo. Além de me deixar com baixa autoestima tenho sentido dores e desconfortos. Eu teria a possibilidade de fazer a cirurgia de correção ou meu grau é baixo dms?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Camile, seu caso é considerado limítrofe, ou seja, aceita tratamento conservador e cirúrgico a depender de fatores como dor e queixa estética.

      Responder
      • Junior
        Junior says:

        Doutor, tenho 18 anos e 30 graus de escoliose. Às vezes, sinto fortes dores nas costas ao acordar e também dor quando fico muito tempo parado em pé. Além disso, a parte estética me incomoda bastante. O que você acha sobre cirurgia nesse caso? Seria possível ou o grau é muito baixo para isso?

        Responder
        • Dr. Alberto Gotfryd
          Dr. Alberto Gotfryd says:

          Junior, na sua idade evitamos cirurgias abaixo de certo valor angular, mas reforço que exilar é fundamental na decisão.

          Responder
  41. Valdenia
    Valdenia says:

    Oi boa noite. Tenho um filho de 18 anos e ele tem escoliose de 14 grau, ele não sente dor o que mais incomoda e a parte estética, o que o senhor mim orientaria fz. Até pq ele já passou em 2 ortopedista e os mesmo falaram que não pode fz mais nada

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *