,

Hérnia de disco – o que é, causas, sintomas e tratamentos

Hérnia de disco é o deslocamento do disco intervertebral, estrutura cartilaginosa da coluna. As hérnias ocorrem em consequência do desgaste e da fragilidade do disco intervertebral.

O que é o disco intervertebral e para que serve?

Os discos intervertebrais são pequenas estruturas cartilaginosas da coluna vertebral. Eles estão dispostos em toda a extensão da coluna (cervical, torácica e lombar), separando as vértebras. As principais funções são amortecimento de carga e mobilidade da coluna.

O que causa hérnia de disco

A maior parte das hérnias de disco ocorre em decorrência do envelhecimento dessa cartilagem. Isso provoca enfraquecimento e rompimento da camada externa do disco, fazendo com que parte do seu conteúdo central seja expelido (chamada de hérnia de disco).

Sintomas de hérnia de disco

Hérnias de disco podem ser assintomáticas ou gerar sintomas. As hérnias mais dolorosas são aquelas que promovem compressão da raiz nervosa.

Os principais sintomas de casos de hérnia de disco, de acordo com cada a região coluna, são: 

Hérnia de disco cervical

  • dor no pescoço;
  • dor na escápula (asa);
  • dor no ombro e no braço;
  • formigamento e dormência no braço e na mão;
  • fraqueza do braço e da mão;
  • fraqueza dos 4 membros (casos mais graves).

Hérnia de disco torácica

  • dor no meio das costas;
  • dor irradiada para as costelas;
  • formigamento na região das costelas;
  • fraqueza das pernas (compressão da medula espinhal).

Hérnia de disco lombar

  • dor na coluna lombar (parte inferior da coluna);
  • dor na nádega, coxa, perna e pé;
  • cãibras na perna;
  • formigamento e dormência na perna e pé;
  • fraqueza da perna e pé;
  • perda de controle esfincteriano (casos graves).

Diagnóstico de hérnia de disco

  • Avaliação Clínica: O diagnóstico clínico é feito a partir do exame físico, onde o médico especialista em coluna busca reproduzir sintomas da compressão neural, além de testar funções neurológicas. As manobras mais utilizadas são os testes de elevação do membro inferior (ou Lasègue) para compressões lombares e de Spurling para compressões cervicais.

Manobra de elevação do membro inferior para compressão de nervo lombar.

  • Teste de Spurling para hérnia de disco cervical.


    Exames de Imagem: Quando há suspeita clínica de hérnia de disco, a confirmação diagnóstica é feita por meio de ressonância magnética (RM).  Além disso, radiografias simples auxiliam na detecção de problemas adicionais como espondilolistese e escoliose. Em algumas situações clínicas específicas pode ser indicado eletroneuromiorafia, exame que avalia condução nervosa dos braços e pernas.
Ressonância magnética: exame de escolha para confirmar diagnóstico de hérnia de disco.

Ressonância magnética: exame de escolha para confirmar diagnóstico de hérnia de disco.

Classificação das hérnias de disco

Há diversos tipos de  hérnia de disco. A classificação mais usada sobre a hérnia de disco pode classificar a mesma sobre a quantidade de cartilagem deslocada:

  • Abaulamento discal: mínima deformação do disco;
  • Protrusão discal: deformação maior do anel fibroso externo ainda íntegro;
  • Extrusão discal: ruptura do anel fibroso externo e expulsão de fragmento central do disco;
  • Sequestro: semelhante à extrusão discal, porém com presença de fragmento livre de disco.

Classificação de hérnia de disco quanto à quantidade de cartilagem deslocada.


Tratamentos das hérnias de disco

A cirurgia é indicada em apenas 10% dos casos de hérnia de disco.

  • Observação: muitos pacientes não se queixam de sintomas de hérnia de disco e descobrem o problema acidentalmente ao fazerem exames de imagem devido por outros motivos. Assim, tratar hérnia de disco pode ser apenas necessário quando houverem sintomas.
  • Medicamentos: na fase aguda, diversos medicamentos podem ser utilizados para controle da dor. Os mais frequentes são: analgésicos , anti-inflamatórios, corticosteróides e opióides. Anti-convulsivantes como gabapentina e pregabalina também têm seu papel no controle da dor.
  • Fisioterapia: tratamento fisioterápico possui função importante no controle da dor lombar e da dor irradiada para braços e pernas. Há diversas técnicas e métodos descritos para essa finalidade. Os objetivos da fisioterapia variam desde analgesia, descompressão neural por meio de manobras específicas até exercícios de estabilização e fortalecimento muscular, recomendados após melhora do período crítico doloroso.
  • Infiltração na coluna: têm finalidade de alívio da dor ciática e podem ser do tipo epidural interlaminar ou foraminal lombar. Nas infiltrações da coluna utiliza-se solução composta por corticosteróides – que possuem efeito anti-inflamatório – associado a agente anestésico O principal benefício das infiltrações é melhora precoce da dor e auxílio na reabilitação fisioterápica. Em alguns casos é possível evitar cirurgia da coluna com o sucesso do procedimento. Por razão de segurança, a maior parte das infiltrações epidurais são realizadas na região lombar, embora seja possível infiltrar a cervical.
  • Cirurgia de hérnia de disco: a maioria dos casos não requer cirurgia.  São candidatos à cirurgia pacientes que não tiveram melhora dos sintomas após tratamento clínico ou aqueles com piora das funções neurológicas, como perda de força. A cirurgia da hérnia de disco visa descompressão da raiz nervosa acometida.

FAQ – principais perguntas e respostas:

O que é hérnia de disco?
Hérnia de disco é o escorregamento da cartilagem que separa as vértebras, também conhecido por disco intervertebral.

O que causa hérnia de disco?

A principal causa é o envelhecimento do disco, que desidrata e se torna frágil e vulnerável. O disco frágil poderá se romper mesmo após mínimo esforço. Nem sempre o problema aparece após carregar ou levantar muito peso.

Quando a hérnia de disco é grave?
Hérnias de disco, além das dores podem provocar fraqueza motora e disfunção da bexiga e intestino por compressão nervosa.

Quem tem hérnia de disco pode trabalhar normalmente? 

Depende dos sintomas e do tipo de trabalho. Durante a crise, muitos trabalhos não são passíveis de serem realizados. Porém muitas hérnias são assintomáticas, podendo ser compatíveis com praticamente todos os tipos de trabalho. A maioria dos casos de hérnia de disco tem cura, ou pelo menos, deixam de causar sintomas dolorosos.

Como tratar hernia de disco?

Existem diversos tratamentos para hérnia de disco que variam desde repouso, medicações, fisioterapia, infiltrações e cirurgia. Os sintomas são o principal fator para a escolha do tipo de tratamento. Pacientes com hérnia de disco muitas vezes não precisam de tratamento prolongado.

 

60 respostas
  1. Marcelo Xavier
    Marcelo Xavier says:

    Reitero que é muito bom saber que além das terapêuticas farmacológicas e cirurgicas tradicionais existem outras abordagens nutricionais, dietéticas e de suplementação que podem contribuir com o tratamento das enfermidades de coluna.
    agradecido

    Responder
  2. Uilson José dos Santos
    Uilson José dos Santos says:

    Falar desse médico e muito fácil e gratificante.
    Eu me chamo Uilson moro em Belmonte Bahia, sofria com uma hérnia de disco há quase três anos onde a três mêses atrás estava impossibilitado de andar.Hoje com 80 dias que fiz a cirurgia já me encontro apto a tudo.So tenho a agradecer a Deus e a Dr Alberto Gotfryd

    Responder
  3. MICHELI Fátima Nicaretta
    MICHELI Fátima Nicaretta says:

    Boa tarde. Fiz uma cirurgia de hernia de disco na coluna lombar última vértebra que estava afetando o nervo ciático do lado direito, após a cirurgia continuo com dormência na perna e quando caminho tenho inchaço é a perna fica com uma cor avermelhada gostaria de saber se isso é normal é demora um tempo para voltar ao normal? Fiz a cirurgia dia 05/01/2021.

    Responder
  4. MARCELO MARQUES GONCALVES
    MARCELO MARQUES GONCALVES says:

    Dr. Alberto, minha sogra tem 83 anos e um histórico de hipertensão arterial, ela sofre demais com as dores insuportáveis da hérnia de disco que tem. Todos os médicos que ao qual ela consultou, afastam a possibilidade de uma cirurgia. É triste vê-la nessa situação de sofrer com tantas dores. Na sua experiência, seria possível um cirurgia em uma paciente nessa idade ?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Mercelo, a avaliação da idade cronológica é algo relativo pois existem outras variáveis importantes são as comorbidades. Já operei pacientes com 90 anos e também deixei de operar mais novos. Cada caso deve ser avaliado individualmente.

      Responder
  5. Samara Souza
    Samara Souza says:

    Olá, meu nome é Samara tenho 24 anos e0⁰a alguns meses descobri uma hérnia de disco extrusa na região torácica, sinto muitas dores lateral e dores nas pernas na maioria das vezes sinto muito canssaso nas pernas, meu médico me passou pregabalina associado com symbi, as dores aliviou 80%mais na maioria das vezes ainda sinto muitas dores e me sinto impossibilitada de muitas coisas, meu médico insiste em dizer que se não haver a melhora 100% tem que operar mais eu tenho muito medo da paraplegia, Dr o senhor teria algum palpite a mim dar a respeito. Desde já agradeço muito.

    Responder
  6. Geraldo Cavalcanti
    Geraldo Cavalcanti says:

    Dr Alberto,
    Minha esposa tem 54 anos e apresenta quadro de hérnia de disco cervical com abaulamento discal em C3-C4, C4-C5 e C6-C7 com compreensão de raiz em C3 e C6. Está em tratamento clínico/ fisioterápico e medicamentos há 5 meses, porém continua com dores no pescoço e formigamento nos braços. Nesse quadro seria indicação de cirurgia ? Att

    Responder
  7. Juliana Cordeiro
    Juliana Cordeiro says:

    Dr fui diagnosticada com hernia de disco lombar e sinto muitas dores tanto que tomo Tramadol e n faz efeito nenhum.No início afetou minha perna direita,tinha muita dormência do joelho pra baixo e muitas câimbras.Hohe percebo que minha perna esquerda sempre está querendo travar é uma dor Horrível e tbm percebo que quando estou em repouso tem movimentos involuntários e tbm meus pés incham e ficam muitos vermelhos.Sera que meu caso seja caso de cirurgia?

    Responder
  8. João Souza
    João Souza says:

    Excelente Artigo Dr. Alberto, o Sr. é muito sábio. Realmente uma dor insuportável, por varios anos eu procurei uma solução para isso, e parece que nada funcionava. Ate que eu encontrei uma Panturrilheira que me ajudou muito. Segue o link para os leitores, foi oque resolveu o meu caso. vitary.afontejota.com.br

    Responder
  9. Josi
    Josi says:

    Ola, boa noite, a aproximadamente 2 semanas fui diagnosticada com hernia de disco lombar, estou tomando pregabalina, 2 x ao dias, nao sinto mais dores, somente uma dormencia, principalmente ao deitar, na perna direita, ha algum procedimento q posso fazer para sanar esta dormencia quando deito?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Olá Jose, acho importante vc ser examinada do ponto de vista neurológico, de forma completa para responder essa pergunta.

      Responder
  10. Adriana
    Adriana says:

    Boa noite Dr. Desde 09/0221 venho sofrendo com dor na cervical. Fiz ressonância e foi detectado Osteófitos anteriores. Inversão da lordose fisiológica. Herniação discais posteriores em c3-c4, c4-c5, c5-c6 e c6-c7, exercendo compressão sobre o saco dural, principalmente a direita em C5-c6. Há ruptura dos anulos fibrosos de tais discos. Ja tomei muito antiflamatorio, estou tomando pregabalina e duloxetina. Fiz fisioterapia, porém com a fisioterapia senti mais dores ainda. Estou fazendo acumputura agora, mas não está adiantando. Meu neurocirurgião disse que meu caso é cirúrgico. Gostaria muito de saber asua opinião.
    Agradeço desde já.
    Adriana

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Adriana, se você entende que fez o melhor possível em relação ao tratamento conservador e seu médico indicou cirurgia, talvez seja o caso. Na dúvida, procure ouvir mais uma opinião presencial.

      Responder
  11. Nezilda do Espírito Santo
    Nezilda do Espírito Santo says:

    Oi Dr. Eu tenho muitas dores nos braços e nas mãos, pernas e pés mal consigo andar estou passando no reumatologista devido as dores no corpo que são intensas minhas mão e braços adormecem e formigam sinto muitas cãibras quando ando um pouco mais longe sinto como se minhas forças fossem acabando e não consigo caminhar tenho que andar devagar sinto muita falta de ar e dor no peito fiz o exame do fan deu núcleo reagente mas não tenho doença autoimune fiz raio-x e deu artrose o médico pediu duas ressonância lombar e cervical e ele falou que estou com várias hérnia de disco me passou um relaxante musculare 10mg e Dorene 75mg para tomar por dois meses, mas eu já sofro com esse problema já tem quase dez anos e nunca acho um médico que me trate e que acabe com essas dores eu já até estou me acostumando com as dores só que tem dias que eu não suporto e nem consigo me levantar da cama o senhor acha que eu vou precisar de cirugia devido o tempo que estou sofrendo e pelos os sintomas eu só quero que essas dores acabe e eu possa ter uma vida melhor tenho 57anos mede uma luz por favor eu sinto dor até na raiz dos dentes que vai até o calcanhar me ajude em nome de Jesus Cristo obrigado.

    Responder
  12. Janine
    Janine says:

    Olá, Dr. Tenho tratado uma discopatia L4-L5 desde janeiro com fisioterapia, terapia manual e pregabalina+amitriptilina/anti-inflamatórios. As dores aliviaram. Em maio refiz a ressonância (em abril senti parestesias no pé direito), e acusou discopatia com compressão neural. Em julho comecei a “desmamar” a pregabalina, pois os sintomas aliviaram. Mas as parestesias nos pés voltaram. Como continuo com esses sintomas, meu caso já é cirúrgico ou ainda existe outro tratamento?

    Responder
  13. Dalva Ramos Gomes
    Dalva Ramos Gomes says:

    Bom dia doutor,estou com 4 Hérnia de disco 2 na cervical e 2 na lombar,fui em um ortopedista fiz as ressonâncias que ele me recomendou,e ao retorna nele , ele me disse que o único jeito é opera,sinto dores 24 horas por dia,tomo vários remédios, mais não alivia,ele me disse que minha cartilagem se desfazer,e um Osso está encima do outro comprimido meu nervo ciático e já afetou meu calcanhar de aquiris,as vezes pela manhã quando sento na cama para levantar eu caio ,pois perco o movimento das pernas,e tô começando a senti a cervical tbm ,fico inchada da cintura pra cima e da cintura pra baixo tbm ,os exames tbm deu artrose,e ele me disse que meus ossos estão desidratado,pois tomei muita injeção ,entre ela beta 30. Tomava uma a cada 2 dias,dexa citoneurin, de 5.000mcg prefiss meloxicam ,alginac de mil miligrama, betametasona fosfato dissódico miosan, minha lombar a Hérnia está no estado L4 ,L5 S1 MEUS DISCO INTERVERTEBRAIS ESTÃO DESIDRATADOS minha vertebais cervical,está,c4,c5,e C6 miofex,diocil, maiorau, tramadol de 100ml, voltarem injetável, desalgem, coque de 200mg
    Paco 30mg, hoje estou com a lombar e a cervical perto do pescoço doendo, não durmo direito,isso mexeu tanto com minha cabeça que cheguei a pensa em suicídio,. Me sinto uma aleijada, não aguento 5 kilos de arroz, estou fazendo tratamento com psiquiatra, psicóloga,neuro psiquiatra, ortopedista, e nada resolve a minha dor,por vou opitar por uma cirurgia, não há remédio que alivia minha dor , estou vendendo minha casa porque não tenho dinheiro,e não posso espera pelo SUS, assim que vende vou opera,me de sua opinião por favor, há doutor estou com 50 anos

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Dalva, devido a complexidade do seu caso, recomendo ouvir outra opinião de cirurgião de coluna antes de toar a decisão. Boa sorte.

      Responder
  14. Wilma Souza
    Wilma Souza says:

    Sofri um acidente de carro em 2018, TCE, politrauma, gas em tecidos moles base D do pescoço, fratura de patela E e trimaleolar de tornozelo D. Ressonância da coluna mostrou 3 hérnias cervicais e 2 lombares. Raras ondas lado E do cérebro (eletroencefalograma devido ter iniciado movimentos grosseiros espontâneos aleatórios pelo corpo, como repuxando (diagode mioclonia). Após cirurgias no joelho e no tornozelo, não recuperei função/coordenação para andar sem o andador. Dor forte cervical D irradia para o ombro, dor forte na altura da T12 e lombar. Fraqueza nas pernas, tontura. Tive fibrilação ventricular, fui cardiovertida e fibrilação atrial. Gostaria de avaliação, se possível essa semana ainda para verificar o que poderia ser feito para aliviar um pouco as dores da coluna. Está bem difícil. Obrigada pela atenção e resposta.

    Responder
  15. Adilson
    Adilson says:

    Olá doutor.
    Minha esposa sofre com problemas de hérnia lombar, realizou 2 cirurgias diversos medicamentos, gostaria de agendar uma consulta e apresentar o caso dela para que pudesse dar seu diagnóstico

    Responder
  16. Letícia
    Letícia says:

    Eu estava com muitas dores na perna, depois veio a dor na lombar. Eu fiquei sem conseguir ir ao banheiro, foi horrível. Como fui a um clínico eles fizeram de tudo tomografia, queriam ver se era infecção urinária, tudo negativo. Quando senti a dor na coluna procurei um ortopedista e fiz um raio X e vi que tinha uma hérnia na lombar. Ainda é difícil ir ao banheiro, é uma dor de enlouquecer. Tomei duas injeções hoje para dor e vou voltar ao médico, será que com medicamentos e fisio vai resolver?

    Responder
  17. Letícia
    Letícia says:

    Continuando… fiquei internada alguns dias e nada, estavam tratando como infecção urinária e eu não melhorava. Fiquei no hospital passando sondas de alívio. Depois coloquei uma 24h. Agora já estou conseguindo urinar mais ainda é difícil fazer o número 2 :( além das dores é estressante não conseguir ir ao banheiro direito. Será que se resolve com fisio e medicamento? Ou é caso de cirurgia?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      Leticia, você foi examinada por especialista em coluna? Não conseguir urinar pode ser sinal de alerta para compressão na coluna e requer avaliação imediata de médico de coluna.

      Responder
  18. Rosana torres
    Rosana torres says:

    Olá Dr. Meu filho tem 16 anos e foi diagnosticado com hérnia de disco na lombar é muito triste ver ele só deitado e reclamando de dor ,tem um mês do resultado de uma ressonância magnética de revelou a hérnia ele tem dores nas pernas e tbm nos braços ..gostaria muito de conhecê-lo Dr .

    Responder
  19. Geneval
    Geneval says:

    Boa noite doutor, eu fiz a ressonância e contato uma hérnia de disco ,só que ñ sinto dor na coluna ,Mas os dedos do meu pé lado direito só fica dormente com sensação que as ponta do dedo vai explodir, queria saber do senhor se nesse caso melhora com fisioterapia ou com cirurgia? Obrigado

    Responder
  20. Emília Kachimbengo
    Emília Kachimbengo says:

    Olá, sou a Emília e tenho 25 anos entrei neste site para solicitar a vossa ajuda relacionada à hérnia discal lombar. Aos meus 23anos fui diagnosticada a hérnia discal lombar, cheguei de fazer a fisioterapia durante um mês e, posteriormente recebi a alta por causa da gestação. Atualmente sinto as dores constantemente na coluna e formigamento nas pernas principalmente a perna esquerda. Gostaria de saber o que devo fazer?

    Responder
  21. Gisele
    Gisele says:

    Estou com dorea insuportáveis dormência e formigamento q começou nos pés e pernas que evoluiu rápido para os membros superiores tenho lupus a 15 anos e a 3 fazendo tratamento de polineuropatia medicamentos nao faz efeito 3 anos sen consegui caminhar e agora de tanto pedir para os médicos uma ressonância foi q fiz e deu hérnia de disco na coluna lombar e cervical. Nao estou aguentando mais 😪

    Responder
  22. Renan Santos
    Renan Santos says:

    Doutor, bom dia.
    Tenho uma hérnica de disco lombar, no caso, foi uma extrusão discal. De inicio sentia muitas dores na lombar, mas após 1 ano e meio, eu melhorei a ponto de não sentir mais nada.
    É possível que a ruptura do anel tenha “cicatrizado” a ponto de ter curado a extrusão, ou é impossível o anel voltar ao normal sem intervio cirúrgico?

    Responder
    • Dr. Alberto Gotfryd
      Dr. Alberto Gotfryd says:

      OLá Valéria, quiropraxia é modalidade de tratamento conservador de hérnia de disco. Escolha um bom profissional no assunto, com boa formação acadêmica e experiência no assunto.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *