Caminhar faz bem para a coluna?
Existe controvérsia em relação ao papel de atividades esportivas em relação à coluna vertebral. Alguma perguntas são frequentes sobre esportes e coluna vertebral. Dentre as questões mais comuns, são exemplos:
- Caminhadas causam impacto excessivo para coluna?
- Eu tenho dor nas costas com frequência. Caminhar ajuda ou atrapalha?
- Se eu caminhar, após quanto tempo perceberei melhora nos sintomas de dor nas costas?
- Existem pesquisas médicas sobre o assunto?
Apresentamos recente pesquisa científica sobre essa questão. O objetivo do estudo foi avaliar o impacto das caminhadas na melhora da queixa “dor lombar“.
Sim, caminhar faz bem para a coluna. Essa foi a conclusão de recente pesquisa* que revisou a literatura médica sobre o assunto.
Sobre o estudo
Trata-se de revisão sistemática da literatura, tipo de estudo amplo, que revisa as melhores pesquisas sobre os assunto. Sobre o tema em questão, 6 pesquisas foram consideradas consistentes e serviram de base para as análises apresentadas.
De acordo com o estudo, em pacientes com dor lombar crônica, fazer caminhadas foi efetivo no controle da dor e na redução da limitação física. Os paciente foram analisados em diferentes períodos: até 3 meses de treinamento; entre 3 e 12 meses; acima de 12 meses de caminhadas. Então comparou-se queixa de dor lombar do indivíduos praticantes de caminhadas e comparou-se com pessoas sedentárias.
Os resultados foram interessantes e convincentes.
Em relação aos resultados, observou-se que melhora dos sintomas de dor nas costas ocorreu tanto em curto quanto longo seguimento clínico.
Algumas recomendações, entretanto, merecem ser ressaltadas:
- caminhe a passo rápido (dentro das suas possibilidades), com calçados e roupas apropriadas;
- mantenha a postura ereta e evite se inclinar para a frente enquanto caminha;
- use pedômetro ou aplicativos para acompanhar seu progresso e se manter motivado.
TRATAMENTO CONSERVADOR DAS LOMBALGIAS
Caso tenha interesse em saber mais cobre essa pesquisa, clique abaixo:
Tenho muita dor lombar E quando caminho dói mas ainda o que fazer
Clarice, quando há muita dor, incialmente deve-se tratar a mesma até melhora dos sintomas e então reiniciar os esportes.
Dr. Alberto, tenho um desgaste na L4 e L5, moro em Bruxelas-Bélgica, o médico que me atende disse que não é cirúrgico. Estou fazendo fisioterapia na água, já vou completar 10 sessões e ainda não obtive melhora alguma, está muito inflamada. Ele me passou uma cinta do tipo corcette, mecânica, feita pra mim, alivia as dores e ajuda a sustentar a coluna. A questão é que perdi parte da minha mobilidade, não consigo caminhar com agilidade, se sento, não consigo me levantar sozinha, se deito, não consigo me mover na cama e não me levanto sozinha. Calço sapatos, me visto e tomo banho com muita dificuldade para me mobilizar, até um espirro se torna desesperador. Tenho 47 anos e sofro com dores desde meus 23, depois da minha 1 gestação, mas chegando na Europa, o trabalho com a limpeza agravou a situação, sinto- me triste e com medo de não conseguir ter uma vida normal. Me ajude com algum conselho, estou em uma fase de inflamação muito aguda e sinto-me desanimada, fadigada, cansada e depressiva.
Obrigada desde já.
OLá Vera, posso dizer que 10 sessões talvez sem pouco para casos crônicos. Tratamento medicamentoso ajudam em certos casos também.
Eu tenho isso TB. Estive assim. Dei tempo ao tempo. Já desinflamou sou anti remédios. Tem exercícios q só retardam a melhora. Fiz 1 mês de Pilates exercícios de mobilidade com fisiorerapeuta e só vou a pé pro trabalho e volto. Ou seja caminho 45 minutos TD dia. Só esse exercício ..